Turistas brasileiros pegos pela decisão do governo peruano de fechar fronteiras e decretar quarentena podem retornar ao Brasil

Brasil Destaque Paraíba

Os turistas brasileiros pegos pela decisão do governo peruano de fechar fronteiras e decretar quarentena foram liberados a voltar ao Brasil. Os turistas estavam retidos em vários pontos do país após a suspensão de vôos e fechamento das fronteiras por causa da pandemia de coronavírus.

A decisão do governo peruano de liberar os brasileiros foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O Itamaraty disse que nestas segunda e terça-feiras (16 e 17) fez “gestões em alto nível junto às autoridades peruanas”.

“No momento, estão sendo mantidas conversas com companhias aéreas, com vistas a mobilizá-las para viabilizar o rápido regresso dos brasileiros. Além disso, a Embaixada em Lima está solicitando às autoridades peruanas que atuem junto a associações de hotéis em Cusco para que assegurem a necessária hospedagem aos turistas brasileiros durante a estada no Peru”, diz o email enviado ao jornal Folha de S.Paulo.

Em Cuzco

Um dos destinos peruanos mais procurados por brasileiros e turistas de todo o mundo é Cuzco, a antiga capital do império Inca, que fica a uma altitude de 3.440 metros.

Cerca de 60 brasileiros estão em hotéis da cidade. Num dos hotéis, há pelos menos quatro paraibanos que informaram ao blog estar bem, mas que a cidade está parada. Na manhã desta terça-feira (16) a família paraibana em viagem de férias no Peru disse: “Estamos presos em Cuzco, estamos bem! A cidade tá parada, mais tarde vamos ver o que funciona e o q podemos fazer pra comer. Os restaurantes e bares estão fechados! Aqui em Cuzco somos uns 60 brasileiros. Em nosso hotel somos uns 9”.

(Da Redação, com informações da Folha Online)