Azul planeja utilizar o primeiro Embraer E195 cargueiro do mundo e com pintura especial

Aviação

A empresa Azul Linhas Aéreas está planejando empregar pela primeira vez na história da aviação mundial um Embraer E-Jet em operações de carga, visando atender à demanda extra criada pela pandemia e a queda na demanda por voos. A informação é do site AeroFlap.

Segundo o site, o jato Embraer E195, de matrícula PR-AYO, estava com a pintura rosa da empresa e era batizado de Rosa & Azul, mas estava para sair da frota quando o novo E195-E2 PS-AEA chegou, esse último também cor de rosa, para a campanha de combate ao câncer de mama.

Porém, com a pandemia batendo à porta, a aeronave teve sua pintura retirada, e estava totalmente “albino” no pátio sul do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, onde é a base de manutenção da companhia.

Agora, ela foi rebocada para o Pátio Norte, mais próxima dos hangares da empresa e coberta com um plástico preto. Na foto, que foi enviada anonimamente ao AEROIN é possível ver que a aeronave já está com a cauda e motores na cor azul, mas não com a típica barriga azul.

Também nos foi informado que o motivo é simples: a aeronave teve seus assentos retirados e irá operar como cargueira, ostentando a marca Azul Cargo e em apoio aos dois Boeings 737-400F cargueiros da empresa.

Detalhes como capacidade de carga e quando irá entrar em operação não foram divulgados, mas é esperado que seja ainda neste mês. Esse será o primeiro jato da família E-Jet no mundo a voar como cargueiro puro, sem levar passageiros.

Redação