A demanda por voos domésticos registrou queda de 90,97% em maio de 2020, na comparação com igual período de 2019, conforme informações da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). O setor de transporte aéreo é o que mais tem sofrido os impactos da Covid-19 e o cenário tem exigido de todos os envolvidos nessa cadeia: adequação, assertividade nos processos e novos protocolos, ou seja, uma nova forma de atuação.
Em continuidade aos trabalhos voltados ao fomento de temas relacionados ao setor de transporte aéreo, a Necta lança a plataforma AirConnected DX. Com correalização do Fenelon Advogados, a iniciativa irá promover nos próximos quatro meses, em formato totalmente digital, ações que contribuam com a retomada do segmento e com o envolvimento dos vários atores que compõem esse ecossistema, como governo, empresas, entidades e especialistas nacionais e internacionais, com a finalidade de encontrar alternativas sustentáveis para a adaptação nesse novo cenário desafiador, considerando a necessidade de flexibilidade e adaptabilidade de todos os envolvidos.
Sob o tema Futuro pós-coronavírus: a interligação do ecossistema para manter o mundo conectado, o lançamento do evento será nesta terça-feira (14), às 10h, com a participação de especialistas que irão discutir o futuro da aviação. Já nos dias 07 e 08 de outubro acontece o evento nacional, por meio da plataforma AirConnected DX, dedicada ao setor e que irá reunir simultaneamente participantes, empresas e palestrantes em um ambiente online preparado para replicar a experiência de um evento presencial. Os inscritos no evento terão acesso a uma série de eventos pré-AirConnected DX e que serão disponibilizados a partir deste mês na plataforma.
A CEO da Necta e idealizadora do AirConnected, Paula Faria, destaca que entre abril e junho, a empresa realizou a série online AIRCOVID – O impacto da Covid-19 para o setor de transporte aéreo no Brasil, em parceria com o Fenelon Advogados, que contou com 10 blocos e reuniu os principais atores do setor no país.
“A iniciativa contempla o portal AirCOVID e envolveu toda a cadeia, onde buscamos em tempo real, junto aos diferentes atores, discutir caminhos para esse setor extremamente impactado pela pandemia da Covid-19″, disse.
O centro dos debates do AirConnected DX será sobre os temas: aviação comercial, aviação regional, aviação executiva, transporte de carga, aeroportos, infraestrutura, regulação, tecnologia, segurança e automação, tendências da mobilidade aérea e torre de controle.
A iniciativa conta com Apoio Institucional Estratégico: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea); Infraero; e Ministério da Infraestrutura; além do Apoio Institucional da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear); e Apoio Internacional da Business France.
Formato inovador
O AirConnected DX foi desenvolvido para garantir um ambiente onde seja possível a conexão e a interação entre os participantes, garantindo o engajamento antes, durante e pós-evento, por meios de uma experiência digital simples e intuitiva. A plataforma permitirá a realização de reuniões de negócios, exposição de produtos na Expo Virtual, Fórum, entre outras ferramentas desenvolvidas pela Necta para atender ao evento e perfil do público participante.
Expo virtual – AirConnected DX: no estande virtual será possível visualizar o descritivo e vídeos do expositor, baixar documentos como apresentações, especificações técnicas- dentre outros e, ainda, conversar online com representantes da empresa por meio de chat, entre outras funcionalidades.
A partir de julho, terá início uma série de eventos pré-AirConnected DX que serão disponibilizados somente para os inscritos, com o objetivo de fomentar o networking entre os participantes. Nesse ambiente, que conta com a plataforma exclusiva, serão criados canais por temas para apoiar as discussões e troca de informações entre os participantes.
Fórum AirConnected DX
O Fórum contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais. A pauta principal do evento será a recuperação da aviação pós-pandemia, com apresentação de propostas e iniciativas para a retomada do transporte aéreo no Brasil e no mundo. Todo o conteúdo ficará online por mais dois meses depois do AIRC DX, acessível a qualquer hora e qualquer dia.
Participantes: Adalberto Febeliano, vice-presidente de Operações Aéreas da Modern Logistics; Comandante Miguel Dau, diretor de Operações/COO do GRU Airport; Gianfranco Beting, CEO da Beting Consulting; Renato Covelo, Chief Legal & People Officer da Avianca Holdings; Ricardo Fenelon, sócio-fundador do Fenelon Advogados; Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do AirConnected DX.
Assessoria de Comunicação e Imprensa do AirConnected DX