Prefeito de João Pessoa anuncia ampliação de funcionamento de bares e restaurantes; Aulas continuam suspensas

Destaque Paraíba

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, confirmou, nesta sexta-feira (04), a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes já a partir do final de semana. O horário será corrido das 11h às 22h para bares e restaurantes; das 11h às 15h, para self service; e estabelecimentos de rodízio estão autorizados a funcionar.

As medidas anunciadas fazem parte de mais uma etapa de flexibilização do isolamento social e, segundo Cartaxo, têm respaldo na redução de registros de mortes e de novos casos pessoas com coronavírus, além da redução da pressão sobre ocupação de leitos e o próprio sistema de saúde da cidade.

Outra medidas anunciadas foram a liberação das concessionárias de veículos, que poderão realizar o test drive dos carros à venda, além da liberação do uso de piscinas em condomínios, seguindo os protocolos de segurança, mantendo afastamento social. As academias poderão iniciar aulas em grupos nos horários da manhã e tarde, com 50% de pessoas.

Aulas continuam suspensas

Sobre início das aulas presenciais, o prefeito disse que ainda é prematuro falar em abertura das escolas, sejam públicas ou particulares. Ele afirmou que a prefeitura estará avaliando os dados dos casos de coronavírus durante todo o mês de setembro e, de acordo com o comportamento, poderá iniciar o processo de flexibilização. A rede municipal de educação conta com 65 mil alunos.

Já em relação às escolas particulares, Cartaxo disse que recebeu os protocolos dos donos das escolas, tanto de ensino infantil, como superior, mas preferiu não opinar sobre o reinício das aulas. Na opinião dele, é possível que as aulas sejam reiniciadas ainda em 2020, mas tudo dependerá da evolução dos casos do coronavírus. “Estamos pensando em salvar vidas primeiro”, disse.

O prefeito ressaltou que, mesmo com “muita coisa já funcionando” em João Pessoa, os dados do coronavírus apontam uma tendência de queda dia a dia. Também caiu para 35% o índice de pessoas que continuam dentro de casa. Essa queda, segundo Cartaxo, demonstram que o trabalho de prevenção da prefeitura está no caminho certo.

Fábio Cardoso