Prefeitura de João Pessoa investe R$ 30 milhões na construção de novas praças em 8 anos

Destaque Paraíba

Na próxima terça-feira (22), tem início a Primavera e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem investido na construção e revitalização de espaços públicos da cidade, que contemplam grandes projetos de paisagismo. Foram entregues à população novos ambientes de convivência, entre praças e parques, onde é possível desfrutar das belezas da natureza e da vegetação predominante em nossa cidade.  De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) foram mais de R$30 milhões investidos na construção de novas praças públicas nos últimos oito anos.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) é a pasta responsável pela manutenção e zeladoria dessas áreas. Dentre esses investimentos é possível destacar o Parque da Lagoa, localizado no coração da cidade e que hoje é um espaço seguro e saudável de convivência para a população. Antes da pandemia, o local funcionava como palco de grandes eventos, incluindo o AnimaCentro, realizado pela PMJP, que inclui programação cultural gratuita para o público adulto e infantil.

A Praça da Independência, que conta com 24 canteiros internos e externos e várias espécies de plantas e flores ornamentais também é um excelente ponto de contemplação da Primavera. Lembrando da importância de seguir os protocolos de saúde, como o uso obrigatório de máscara, por exemplo. Além do pacote de 66 praças entregues pela PMJP, que proporcionam hoje opções de lazer e prática de atividade esportiva em diversos bairros da Capital.

Por meio da Diretoria de Paisagismo (Dipai), a Sedurb dispõe de equipes volantes e fixas, que seguem um cronograma de manutenção nas praças e parques da cidade. “Realizamos todo um trabalho de zeladoria da jardinagem dos nossos parques. Em nossos espaços públicos temos várias espécies de plantas, com uma maior predominância de herbáceos e arbustivos, ixóras vermelhas e amarelas, helicônias, dianelas, dracenas, abacaxi roxo, alamandas, ‘arcas de Noé’, panamás vermelhos e assistácias, que conseguem colorir as nossas praças e parques”, explica Sérgio Chaves, diretor de paisagismo da Sedurb.

Ainda de acordo com Sérgio, nesse período que se aproxima da Primavera, os ipês roxos e rosas iniciam primeiramente suas floradas, que acabam culminando posteriormente com a floração dos ipês amarelos, tão conhecidos na Capital e que costumam florescer de novembro a janeiro. “Durante essa estação do ano João Pessoa passa por um verdadeiro ritual, que a deixa mais colorida. O trabalho de manutenção do paisagismo é fundamental. Nossas equipes de jardinagem têm todo o cuidado de observar o que cada espécie precisa e trabalham para que essas plantas floresçam de maneira saudável. É uma preservação da nossa flora que colabora para manter a beleza da nossa cidade”, reitera Sérgio Chaves.

Secom João Pessoa