Festa Junina de Santa Luzia na Paraíba é uma experiência que encanta

Cotidiano

O São João Tradição de Santa Luzia (PB) será apresentado nesta terça-feira (29), às 15h, como caso de sucesso, no Festival Nordestino de Economia Criativa, realizado pelo Sebrae do Ceará. Regina Amorim, presidente da SANTURA – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia, será a palestrante pelo endereço: www.festivaleconomiacriativa.com.br .

Santa Luzia está localizada a 260 km de João Pessoa e a 135 km de Campina Grande. A Festa Junina de Santa Luzia existe desde 1942, portanto um evento que ja é reconhecido como patrimônio imaterial cultural da Paraíba, e tem o pertencimento da comunidade.

De acordo com Regina Amorim, por ser conhecida como a cidade que ensinou o Brasil a dançar forró, no período junino Santa Luzia ela se transforma em um criativo arraial junino. “Um dos diferenciais da Festa Junina de Santa Luzia são os arraiais juninos de cada família, que são decorados para receber familiares e amigos”, afirmou a executiva. Ela destacou ainda, que o bem receber é com alegria, muito forró pé de serra e animação.

Regina Amorim elencou alguns outros diferenciais do evento, como a comida gostosa, presente durante a promoção do Festival Gastronômico Junino; A diversidade cultural também se destaca, contribuindo para encantar os turistas e movimentar a economia local.

“É possível o turista usufruir de uma Festa Junina Criativa, totalmente diferenciada, desfrutar da singularidade de cenários juninos, do forró pé de serra autêntico, povo animado, pois “São João só é gostoso se for em Santa Luzia”, pontuou.

Outros diferenciais são o café junino servido no período da tarde, nas calçadas, com direito a forró, emboladores de coco, com muito bolo, queijos, tapioca e comidas de milho. “O café da tarde é como se fosse a concentração, para os forrozeiros ocuparem a praça da Festa, às 17h.” Entre uma e outra programação cultural, é comum os trios de forró, o encontro de cocos de roda, quadrilha junina, o desfile de moda de chita.

Para estimular a participação de todos, seja turista ou pessoas da comunidade, faz-se a entrega do Troféu para o casal junino mais autêntico, o casal de noivos juninos mais caracterizado, o arraial mais animado, o casal que mais dançou forró. “Estimular a moda junina, é colocar na passarela a moda criativa, tendo como elemento principal as estampas em chita. Por isso faz parte da programação o desfile de moda chita.”

Resumindo, o evento foi criado para ocupar o espaço público de forma criativa e com inclusão social e diversidade cultural, onde turistas e comunidade são protagonistas dessas experiências. “Todo desenvolvimento começa pelo protagonismo dos atores locais, como sujeitos do seu próprio destino.”

A decoração da Praça da Festa Junina é uma produção de um grupo de artesãos que trabalham com papietagem, transformando o que seria lixo, em uma bela decoração junina. O casamento matuto é uma brincadeira, totalmente improvisada e que conta com a participação de turistas e pessoas da comunidade que querem participar. Para participar do casamento matuto é preciso estar a caráter, com as roupas juninas.

Faz parte da decoração, o Museu Junino na Praça, cujos painéis têm informações e fotos sobre a Festa de São João. Juntamente com os painéis do Museu Junino, tem as barraquinhas padronizadas, para exposição de artesanato e comidas típicas.

A cultura popular enriquece a festa também e promove a inclusão social com a cultura de raiz: Coco de Roda, Quadrilha, Corrida de Canoas, Cavalhada, Quebra Panela, Pau de Sebo, Folclore do Caboclo Hélio e a cultura indígena.
As famílias que moram no Centro Histórico de Santa Luzia, oferecem o Café da Manhã Coletivo, no último dia de Festa.

Na Praça da Matriz, das 6h30 às 7h30, ao som de Forró Pé de Serra, e das 7h30 às 8h30, a quadrilha matutina, se despedindo da Festa Junina de Santa Luzia.

Em 2020, o São João Tradição de Santa Luzia foi realizado 100% digital. Uma maneira de unir pessoas e amenizar o saudosismo, provocado pelo distanciamento social. “Foi totalmente disruptivo desafiador e criativo. Movido pelas emoções e a vontade de brincar São João de Santa Luzia.”

Foram mais de 200 adesões ao grupo de whatsapp criado para unir as pessoas que queriam brincar São João de Santa Luzia. Foram 266 inscritos e 108 postagens no canal do youturbe “São João Tradição de Santa Luzia”. Foram 146 publicações no Instagram. @saojoaotradicaodesantaluzia; 3 lives de Trios de Forró Pé de Serra nos dia 20, 21 e 22 de junho, das 17h às 20h.

Assessoria de Imprensa