Rede Nord de hotéis apoia artesãos de comunidade rural na Costa do Conde

Brasil

A rede Nord Hotels, grupo genuinamente paraibano, está a cada dia mais integrada com projetos de ações sociais e de apoio à cultura e valorização da terra, na Paraíba. A nova ação e parceria foi fechada com a comunidade do assentamento rural Tambaba, na Costa do Conde, litoral sul da Paraíba. A Nord está apoiando com a comercialização dos itens produzidos da Doce de Tambaba. Itens de utensílios de serviço da área de lazer da rede será feita por artesões deste projeto, desde o serviço da água de coco aos petiscos.

Segundo Patrícia Cantalice, o projeto surgiu durante o isolamento social, causado pela pandemia do Covid-19, quando todos tiveram que se reiventar. A diretoria da Nord disse que a rede sempre está atenta às atividades econômicas e que os projetos que possam apoiar de alguma forma os pequenos produtores sempre estão em análises. Além de apoiar, Patrícia acredita que oferece um diferencial para a clientela que frequenta as unidades da Nord, na Paraíba.

Um desses exemplos é da artesão Raquel, que decidiu entregar seus produtos na casa dos clientes. “Sem poder receber os clientes,  criamos o Clube do Doce e passamos a entregar doces caseiros na casa das pessoas e, junto a esse novo modo de trabalhar, veio a necessidade de entregar a cada família um pouco da nossa história”, conta.

Raquel colhe as palhas dos coqueiros do seu quintal e as transformam em cestas,  que passaram a embalar os kits de doces. O mimo foi tão bem aceito que hoje é fonte de renda dela. Ela tem recebido muitas encomendas e criado peças para fins variados.

Shopping a céu aberto é um dos principais roteiros do Conde

Luzia, uma das cinco irmãs empreendedoras da comunidade rural Tambaba, na Costa do Conde, na Paraíba

A história de empreendedorismo da Raquel vem de longe. A comunidade rural Tambaba, liderada pela matriarca Luíza e Nevinha, uma de cinco irmãs, deixou o comércio de doces e frutas na beira da estrada para se instalar em uma casa de taipa, onde começaram a vender a pequena produção de doces caseiros, cachaça artesanal e algumas peças de artesanato.

Orientada pelo Sebrae da Paraíba, a família cresceu, assim como o pequeno empreendimento. De uma simples casa de taipa, foram construídas outras cinco, com a venda de produtos diferenciados, como os tradicionais doces, cachaça, bolos, sucos, tudo utilizando os produtos da região.

Cada irmã ficou com um tipo de produto. Todas deixaram de trabalhar em pousadas e restaurantes da região para viver com o seu próprio sustento. Cada uma tem a sua renda – cerca de um salário mínimo -, mas Nevinha disse que existe ajuda mútua, quando falta dinheiro para uma conta de uma, todas fazem uma cota e ajudam.

Antes de pandemia, o Shopping a céu aberto era um dos roteiros mais procurados pelos turistas. A comunidade recebia mais de mil pessoas na semana, maior parte delas nos finais de semana. As empresas de receptivo e bugueiros fazem daquele ponto uma das paradas obrigatórias.

Fábio Cardoso