Parque aquático que será instalado em João Pessoa terá piscina de ondas em 360 graus para a prática de surf

Destaque Paraíba

A quinta-feira (15) foi uma data que será celebrada pelos paraibanos por muitos anos. É que após mais de 30 anos de espera e muitas promessas, o Governo do Estado assinou o contrato com três grupos hoteleiros e de entretenimento para a construção de dois resorts e um parque aquático no polo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa. ­

 

A partir de 2023, a Paraíba entra definitivamente no mercado de turismo investindo no turista de maior poder aquisitivo. O aporte de recursos gira em torno de R$ 580 milhões e devem ser criados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos durante a construção e consolidação dos empreendimentos. O início das obras está previsto para abril de 2021.

De todos os projetos apresentados, pelo menos um chamou muito a atenção da plateia presente à solenidade de assinatura dos contratos. E sei que você já deve ter visto algum vídeo ou lido algumas reportagens aqui mesmo no Turismo em Foco. O projeto do Surf World Park realmente impactou a todos e fomos pesquisar mais detalhes dele, sua concepção, seus diferenciais, sua estrutura e, principalmente, a origem do grupo que está investindo. Consultamos o site Rapfun, o maior portal do país sobre parques de diversões, temáticos, aquáticos, lazer e entretenimento em geral do país.

O Surf World Park tem o carimbo do Ingeparks, da Espanha, e o projeto é assinado pelo renomado arquiteto José Ignácio. A Ingeparks trabalha no setor há mais de 23 anos e já construiu diversos parques aquáticos na Espanha e Europa. O projeto é totalmente pensado para levar em conta a ecologia e a sustentabilidade, além disso o parque será 100% acessível para pessoas com algum tipo de deficiência.

O empreendimento, que será um parque temático, terá atrações para todos os tipos de público, desde os mais radicais, familiares, idosos, crianças, bebes, entre outros. O tema escolhido foi o surf (razão do nome), por isso, não terá semelhança com os parques que já estão instalados no Brasil, como o Beach Park ou o Parque do Rio Quente.

O Surf World Park terá algumas das atrações clássicas de qualquer Parque Aquático: piscina de ondas com areia natural que forma uma praia, porém não será qualquer piscina de ondas e contará com um grande diferencial. Ela será uma piscina de ondas em 360 graus, a onda será feita em todos os sentidos da piscina, com isso será possível que seja praticado o surf, inclusive, com ondas tubulares e as mais utilizadas pelos surfistas. E ainda contará com uma escola de surf, um outro importante diferencial.

A piscina tem capacidade para gerar 2 mil ondas por hora, sendo 5 diferentes tipos. Até uma etapa do campeonato mundial de surf será feito nessa piscina. Isso já dá um grande diferencial pra essa piscina, conforme afirmou durante a solenidade Alejandro Capilla, executivo do grupo espanhol, o grupo já está captando a realização do mundial em João Pessoa.

O parque também terá Rio Lento que irá passar por cavernas e cachoeiras, claro com barco pirata, uma atração para a criançada com diversos elementos interativos. Serão instalados vários outros toboáguas espalhados com menor porte, infantis e familiares próximos ao barco.

E, como em todo parque aquático, não faltarão os toboáguas. Uma das torres, que será um grande e gigante complexo de toboáguas, com uma temática estilo templo Maia e serão 15 toboáguas diferenciados. O primeiro deles é o famoso toboágua de tapetinho, onde os visitantes vão de bruços, sendo que 4 deles, um do lado do outro, será para as pessoas apostarem corrida. Os outros dois nas laterais do de tapetinho, são toboáguas radicais, com grandes quedas e curvas que fornecerão forças Gs bem grandes.

Ainda terão outras duas torres com toboáguas de grande porte, um deles será o Toboágua Boomerang, provavelmente no estilo do toboágua do Boto do Thermas do Laranjais, mas com um trajeto diferente antes dele entrar no boomerango. Já a segunda torre, terá um toboagua que aqui conhecemos como privada, porém será uma atração de corpo, sem o uso de boias. Ambos ficarão em uma enorme piscina que é mais calma, mas também faz conexão com a piscina de ondas.

Capacidade para receber 12 mil pessoas por dia

O parque terá capacidade para atender 12 mil pessoas por dia e esperam receber cerca de 1, 5 milhão pessoas por ano. Somente em um raio de mil quilômetros do local do parque, vivem 50 milhões de pessoas, todas são público potencial do empreendimento. O parque ira utilizar apenas 40% do espaço, o restante será utilizado para manter reservas naturais da fauna local e além disso terá atrações que se integram a natureza. Cerca de 80 mil metros cúbicos de água serão utilizados no parque e serão filtradas a cada 4 horas.

A previsão é que o Surf World Park comece a ser construído entre março e abril de 2021, com sua inauguração programada para algum momento do final de 2022 ou início de 2023.

Fábio Cardoso