Cartola, Jamelão e Delegado são os homenageados do samba-enredo da Mangueira

Cotidiano

Última escola do Grupo Especial a divulgar seu enredo, a Estação Primeira de Mangueira vai promover uma homenagem tripla no carnaval de 2021. Com “Agenor, José e Laurindo”, o carnavalesco Leandro Vieira vai exaltar três grandes nomes da história da verde e rosa: o compositor Cartola, o intérprete Jamelão e o mestre-sala Delegado.

O ano de 2021 marca o centenário de nascimento do mestre-sala Delegado, considerado um mestre na arte do bailado. De sua estreia, em 1948, até a aposentadoria em 1984, só tirou nota 10. Delegado se aposentou com o supercampeonato da Mangueira, no ano de inauguração do Sambódromo.

Segundo Leandro Vieira, com as homenagens no centenário do Mestre Delegado, a Mangueira fará uma reparação importante em sua história, já que deixou de homenagear os outros dois grandes personagens, inclusive, no ano de seus centenários. Cartola, fundador da Mangueira, teria feito 100 anos em 2008 e Jamelão, que eternizou sambas antológicos com sua voz, teve o centenário em 2013.

Os nomes de batismo dos baluartes, lembrados no título do enredo, são Angenor de Oliveira (Cartola), José Bispo Clementino dos Santos (Jamelão) e Hélio Laurindo da Silva (Mestre Delegado).

“O título do enredo tem os nomes que fazem deles homens comuns ligados aos saberes de Mangueira. E eu tenho olhado cada vez mais pros corpos e saberes da Mangueira, a comunidade que represento. Gosto de entender o que posso fazer com o privilégio que é dado a mim: o de escolher o que a escola vai cantar no desfile. São 321 anos de história que vamos contar na avenida”, disse o carnavalesco em suas redes sociais.

Desfiles de carnaval em julho

Após reunião com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), no dia 16 de novembro, as escolas de samba do Rio decidiram pelo mês de julho para a possível realização dos desfiles do Grupo Especial em 2021.

As agremiações, entretanto, condicionaram a realização da festa à descoberta da vacina e campanha de imunização contra a Covid-19, entre outras questões, como a discussão de um projeto de lei para definir um feriado.

Sinopse do próximo desfile: http://www.mangueira.com.br/noticia-detalhada/3262

G1 Rio de Janeiro – Fotos: Site da Mangueira