Aeroporto de Patos passará por reformas e terá nova pista e Terminal de Passageiros

Aviação Destaque Paraíba

O secretário de Infraestrutura da Paraíba, Deusdeth Queiroga, confirmou nesta terça-feira (01) que o Aeroporto de Patos (Brigadeiro Firmino Ayres) passará por uma completa reformulação de sua estrutura e o projeto prevê uma pista nova – que atualmente mede 1,6 mil metros – e um novo Terminal de Passageiros. A obra já está contratada por meio de uma licitação autorizada pelo Ministério da Infraestrutura em junho de 2020. O investimento será de R$35,8 milhões, com 40% de contrapartida do Estado. 

“As obras devem ser iniciadas nos próximos 70 dias com a entrega do projeto executivo – que deve passar pela Secretaria de Aviação Civil e Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O novo aeroporto deverá ser inaugurado entre fevereiro e março de 2022”, revelou o secretário.

O Aeroporto de Patos começará a receber o primeiro voo comercial do Sertão da Paraíba a partir do dia 8 de agosto deste ano, com a realização de um voo inaugural. No dia seguinte a operação passará a atender clientes. O voo foi anunciado nesta terça-feira pelo governador da Paraíba, João Azevêdo. A companhia aérea Azul Conecta, do grupo Azul Linhas Aéreas, será a responsável. O voo sairá do Aeroporto do Recife às 22h30, com chegada a Patos às 23h45. O avião retorna às 0h10, com chegada na capital pernambucana às 1h35. 

O voo será operado de segunda a sexta-feira. O equipamento utilizado será modelo Cessna Gran Caravan, que tem capacidade de atender a nove passageiros, com dois tripulantes.

Segundo Deusdeth Queiroga, as obras de reforma do Aeroporto de Patos não irão prejudicar os voos, pois serão realizadas durante o dia e o tamanho da pista e o porte do avião permitem que a operação seja realizada sem qualquer problema, tomando as precauções de praxe.

Fábio Cardoso