Parque Arruda Câmara tem seis macacos de espécie seriamente ameaçada de extinção

Destaque Paraíba

Quem visita o Parque Arruda Câmara, em João Pessoa, costuma fotografar os animais e ler as placas de identificação das espécies, mas nem sempre percebe que algumas estão em risco de extinção, a exemplo do macaco prego galego (Sapajus flavius), uma espécie criticamente em perigo – último grau antes da extinção – tem atualmente a população estimada em mil indivíduos, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Pois bem, o Parque Arruda Câmara, ligado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), atualmente com seis macacos pregos galego, espécie que ocorre apenas na região Nordeste, nos estados da Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Três desses animais nasceram no próprio Parque e os outros três, duas fêmeas e um macho, foram entregues pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após serem apreendidos em poder de traficantes.

Para se ter uma ideia da importância do macaco prego galego do Parque Arruda Câmara, a espécie nativa da Mata Atlântica chegou a ser considerada extinta até ser ‘redescoberta’, em 2006, por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No início dos estudos, ela chegou a ser classificada como uma nova espécie, mas depois percebeu-se que se tratava do Cebus flavius – que passou a se chamar Sapajus flaviu em 2012.

Secom João Pessoa