Prefeitura de Sapé celebra 138 anos do poeta Augusto dos Anjos

Eventos Culturais Paraíba

A prefeitura de Sapé dará início na próxima segunda-feira (18) a programação de eventos que irá celebrar os 138 anos do nascimento do poeta e escritor sapeense Augusto dos Anjos. O evento inaugural da semana dedicada ao paraibano do século XX, terá concerto da Banda Santa Cecília, show musical com Elizama Gomes, bem como apresentação da história e dos poemas do escritor sapeense.

Conforme o cronograma elaborado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo as atividades serão realizadas entre os dias 18 e 22 de abril e irão acontecer em diversos pontos da cidade como por exemplo, praças públicas, casa de recepções, na Biblioteca Municipal, e também no Memorial Augusto dos Anjos, localizado na zona rural do município.

De acordo com o secretário executivo de Cultura, Kelson Ricardo, a programação irá contemplar encontros poéticos, mesas redondas, lançamento de livros de autores sapeenses, concertos e apresentações musicais, além da solenidade que irá oficializar a escolha dos patronos da Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura (ASLAC).

Para o diretor do Memorial Augusto dos Anjos, Aderaldo Elias, que também fará parte da programação oficial do evento, o imensurável legado literário deixado pelo poeta, será lembrado pela eternidade, mas se tornou inda mais atual e interessante por causa do período pandêmico vivido nos últimos anos.

“Augusto é tão singular, que o título da sua primeira e única obra se chama Eu. Apesar de centenária, ela nunca esteve tão atual por causa da pandemia. Quando pela primeira vez na vida algumas pessoas se sentiram compelidas a estarem a sós consigo mesmas, e mergulharem dentro do seu próprio eu, algo que Augusto o fez com muita propriedade na sua obra”, destacou Aderaldo.

Augusto dos Anjos – Considerado um dos maiores poetas brasileiros da história, Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, nasceu em 20 de abril de 1884, no antigo engenho Pau D’Arco, atual município de Sapé. Em 1912 lançou a sua primeira e única obra, intitulada “Eu”. Por não se enquadrar em nenhum gênero literário da época, foi chamado de poeta “inclassificável”. Atualmente é identificado como o único poeta pré-modernista brasileiro, e revelava em seus poemas a desesperança e a angústia.Faleceu em 1914, aos 30 anos, na cidade de Leopoldina, em Minas Gerais, em decorrência de uma pneumonia.

Confira a programação:
18/04 – 19h – Praça Augusto dos Anjos.
Concerto com a Banda Santa Cecília.
Apresentação da História de Augusto dos Anjos e seus poemas, por Aderaldo Elias.
Apresentação Musical com Elizama Gomes.

19/04 – 14h – Biblioteca Municipal.
Lançamento de livros de autores contemplados com a Lei Aldir Blanc (evento restrito ao público convidado)

19/04 – 19h – Praça João Pessoa.
Encontro poético.
Casaca de couro.
Ciranda.
Escritores.
Alunos do EJA.

20/04 – 9h – Memorial Augusto dos Anjos.
Mesa redonda.
Lançamento do livro do escritor Aroaldo Maia.
Apresentações dos alunos da EMEIEF Usina Santa Helena.

20/04 – 14h – Memorial Augusto dos Anjos.
Apresentação da Banda Santa Cecília.
Apresentação de Ulisses Barbosa.

22/04 – 18h – Imperial Recepções.
Lançamento da Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura (ASLAC) (evento restrito ao público convidado)

Secom Sapé