Escolas de dança registram aumento na procura por aulas de forró, em Campina Grande

Destaque Paraíba

O mês de junho está chegando e os apaixonados pelo forró já se preparam para compensar os dois últimos anos sem o maior evento turístico do Estado. Depois que a Prefeitura de Campina Grande e a Medow Entretenimento e Cultura anunciaram o retorno do Maior São João do Mundo, que acontecerá entre os dias 10 de junho e 10 de julho, algumas escolas de dança tiveram que ampliar as turmas.

“Aumentou muito a procura pelas aulas de forró após o anúncio do Maior São João do Mundo. Quando foi no início do ano já havia uma flexibilização e os alunos começaram a voltar aos poucos, mas depois que teve o anúncio oficial a procura aumentou consideravelmente pelas aulas de forró”, disse Daniel Araújo proprietário de uma escola de dança.

A festa impacta os mais diversos setores da cidade, e no aspecto econômico o incremento no faturamento é aguardado pelos que atuam no comércio e no serviço. “Isso mostra mais uma vez que o São João de Campina não trabalha somente a economia de comércio de produtos, mas também de serviços, inclusive para os profissionais de dança”, finalizou Daniel Araújo.

O distanciamento entre as pessoas que havia sido colocado pela pandemia tem sido superado pela vontade de vivenciar o clima junino novamente. As tradicionais ilhas de forró do Parque do Povo irão voltar a recepcionar os visitantes do evento. Joilma Azevedo, que faz aulas de forró, comentou como foi difícil ficar esses dois anos sem a festa de São João. “Eu sou muito apaixonada pelo São João, então, para mim, foi triste ficar dois anos sem a festa. Eu estou muito ansiosa pela volta, não vejo a hora de ir para o Parque do Povo”, pontuou Joilma.

Além da representatividade cultural que o ritmo possui, os benefícios para a saúde também são um estímulo para a escolha da modalidade. O valor da mensalidade para participar das aulas de forró varia entre R$80 a R$105 reais.

Para Renally Chagas, profissional de educação física e proprietária de um estúdio de dança, as aulas são uma forma de promover a saúde. “A procura está bem maior nessa época, por ser uma atividade física prazerosa, para quem busca saúde e qualidade de vida. Todas as aulas, principalmente as de contato físico como forró haviam sido paradas, várias turmas tinham sido encerradas e agora estão voltando”, reforçou Renally.

Assessoria de imprensa