Integrando os principais destinos do mundo para esquiar, Cerro Catedral em Bariloche reabre aos visitantes

Cotidiano Mundo

Bariloche, na Argentina, conta a partir desta sexta-feira (17) com uma novidade aos amantes dos esportes de neve. O Cerro Catedral, principal centro de esqui da América do Sul, foi reaberto para a prática do esqui e do snowboard, além de outras atividades para a temporada de inverno de 2022.

Para quem deseja praticar os esportes de neve, os espaços abertos que possibilitam o acesso às pistas são os teleféricos Amancay, Diente de Caballo e Del Bosque. Os iniciantes podem acessar também o Play Park e o Magic Carpet 3. Para quem não gosta de praticar esqui ou snowboard, há a possibilidade também de fazer o Tour Naturaleza, que possibilita a contemplação de diversas paisagens da região.

Bariloche foi reconhecida como um dos 20 melhores lugares do mundo para esquiar. O ranking foi divulgado pela Tripadvisor no mês de maio, como resultado do prêmio Travellers Choice 2022, que reconhece os melhores destinos do mundo, segundo uma pesquisa realizada entre os viajantes. A cidade é a única da América Latina a integrar a lista, além de ser também uma das mais próximas do Brasil para a prática dos esportes de neve.

Entre os lugares de destaque em Bariloche, a plataforma recomenda o Cerro Catedral e Piedras Blancas, localizada no Cerro Otto.

Estrutura do Cerro Catedral

Com uma agenda renovada de competições, o Cerro Catedral espera uma grande movimentação de turistas nacionais e internacionais que desejam realizar atividades esportivas e recreativas na montanha. A cidade patagônica é cenário da maior quantidade de eventos ao ar livre da Argentina.

Para esta temporada de inverno, os turistas poderão desfrutar dos primeiros avanços do plano de modernização do Cerro Catedral, que conta agora com um novo meio de elevação, pistas renovadas, melhorias no sistema de fabricação de neve e um moderno sistema de prevenção de avalanches. O projeto integral é avaliado em USD 22 milhões. A expectativa é de que em 2023 haja a construção de um novo teleférico sêxtuplo, que se somará aos já existentes na base da montanha.

Com um clima propício para as nevadas que cobrem a montanha de branco, as pistas se encontram em condições ideais para desfrutar não só de atividades como esqui e snowboard, como também para a realização de caminhadas com raquetes de neve, trenós ou almoços em pousadas de montanha, entre outros.

Nos últimos anos, o Cerro Catedral incorporou um sistema de geração de neve técnica com inovação e implementação de tecnologias atuais, possuindo altos padrões de qualidade atestados pela TechnoAlpin, empresa que é referência mundial em sistemas e equipamentos de fabricação de neve. Atualmente, a montanha conta com geração de neve com 20 canhões entre o setor Plaza Oertle e a base.

O centro de esqui estará aberto todos os dias, das 9h às 17h, com o último acesso a base ocorrendo às 16h30. O Cerro Catedral conta com 28 meios de elevação e mais de 120 quilômetros de pistas para esquiadores e snowboardistas de todos os níveis.

Além da oferta do esqui, a cidade oferece uma ampla oferta de serviços, de gastronomia e outros passeios. De acordo com a Emprotur, entidade de fomento ao turismo de Bariloche, a cidade está preparada para receber os visitantes durante o inverno de 2022.

“Estamos trabalhando para que os turistas encontrem uma cidade bonita, cheia de atrações e com neve expressiva durante o inverno. Como Bariloche foi eleita o melhor destino para esquiar na América Latina, esperamos que os visitantes aproveitem o que temos a oferecer, assim como novas experiências”, destaca o diretor-executivo da Emprotur, Diego Piquin.

Os esquiadores que desejarem adquirir os ingressos de forma antecipada podem acessar o site do Cerro Catedral.

Para mais informações de Bariloche, visite

Instagram @barilochebrasil e @barilochear

Site

Facebook @BarilochePatagoniaBR

MAPA360