Casa de Farinha será mais um atrativo turístico da região de Bananeiras

Destaque Paraíba

Bananeiras vai ganhar um novo atrativo turístico. Trata-se da Casa de Faria, um projeto surgiu da ideia do empresário da Stock Fácil, Ivanildo Alves, de oferecer mais um equipamento turístico na região do Brejo, sobretudo Bananeiras e entorno. Mesmo antes de ser aberto ao público, previsto para acontecer neste sábado (18), já se percebia o interesse das pessoas que passavam pelo local de conhecer a novidade, com comentários e registros fotográficos. A Casa fica na área de estacionamento da loja do Stock Fácil na estrada entre Bananeiras e Solânea.

Uma Casa de Farinha remete aos melhores dias de nossa infância, principalmente, para as pessoas que têm famílias de agricultores. A Casa será a sensação do momento na cidade, em especial, neste período junino, onde a cidade espera receber milhares de turistas para os festejos juninos, afirmam os empreendedores do projeto.  

A princípio, a novidade ficará somente como elemento de mostrar ao público como funcionava uma casa de farinha com o ritual de produção. No entanto, não está descartada a ideia de fazer com que essa produção entre em escala de comercialização. No momento, a proposta é fazer com que todos interajam com o equipamento e conheçam o processo de produção da farinha.

A Casa da Farinha conta ainda com barracas que irão comercializar produtos regionais, como comidas típicas, cachaça de engenhos da região e muita cultura, com apresentação de trios pé de serra, em um pequeno palco armado. Seria ter a sensação de “meio de feira”. O local estará aberto apenas nos finais de semana, a partir de sexta-feira e o horário será determinado pelo público, começando às 15h, podendo se estender até às 22h. A ideia é sentir a receptividade dos turistas e moradores da cidade.

O acesso das pessoas será gratuito, porém, na medida em que a programação artística seja incrementada, deverá ser cobrada uma taxa de couvert para cobrir os custos da produção e pagamento dos cachês dos artistas. A proposta é de que a Casa de Farinha tenha “vida própria”, com a criação de um grupo de empreendedores para administrarem o equipamento, inclusive criando uma taxa de participação. 

Fábio Cardoso