Visitantes de vários estados do país viajam centenas de quilômetros para conhecer o Arraiá de Cumpade, em Galante (PB)

Destaque Paraíba

Atraindo turistas que chegam de norte a sul do país, o Arraiá de Cumpade, em sua 10ª edição, tem chamado a atenção dos visitantes por proporcionar uma experiência autêntica das festas juninas. O evento, que acontece no distrito de Galante, em Campina Grande, faz até mesmo quem jura não gostar de forró passar o dia inteiro dançando, contagiado pelo ritmo e pelas tradições cultivadas na Fazenda Olho D’Água, onde foi construída a vila cenográfica do Arraiá. No último sábado (25), a cantora Walkyria Santos subiu ao palco como atração principal, relembrando sucessos conhecidos em todo o Brasil.

A festa faz parte até da história de alguns dos visitantes, como é o caso dos piauienses Fagny e Inara, que em 2019 pediram a benção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para o casamento, com a noiva vestida a caráter e foto na frente da capela. Durante o evento, Cumpade João realiza uma procissão com uma imagem da santa. “Em 2017, fomos para o Arraiá de Cumpade pela primeira vez e ficamos encantados com tudo. Desde então, todo ano rodamos 1200 quilômetros de Teresina até o melhor arraiá do mundo”, contou o procurador Fagny Santos, cheio de entusiasmo.

Já a profissional de educação física Hayala Secundino, do Ceará, destacou o quanto a experiência foi inesquecível para ela. “Fiquei arrepiada com cada apresentação. Nunca fui a um evento com tamanha estrutura. Sem dúvida, foi a melhor festa que eu já fui na minha vida, sem nem pensar duas vezes”, disse. Segundo ela, os elementos da tradição nordestina e da religião aliados à animação das atrações musicais a deixaram encantada com o espetáculo.

A empresária Vanessa Natali, do Paraná, afirmou que mora no Rio Grande do Norte há 14 anos, mas foi a visita ao Arraiá de Cumpade neste ano que a fez se apaixonar pelo São João. “O forró era uma coisa completamente fora da minha vida – eu não ouvia, não ia para ambientes que tocassem, porque não gostava das músicas de hoje em dia. Mas o Arraiá conseguiu preservar o clima saudável, puro da festa junina. Dancei o dia inteiro. Agora o forró entrou no meu sangue”, declarou.

Elba Ramalho encerra a temporada em grande estilo

A festa continua no próximo dia 2 de julho, das 11h às 17h, tendo como atração principal Elba Ramalho, que faz o show de encerramento desta décima edição do evento. As vendas acontecem tanto pela internet, no site www.arraiadecumpade.com.br, como em pontos físicos: na Mais Brasil Turismo, na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa; na loja Mioche do Partage Shopping, em Campina Grande; e na loja Mioche, localizada no centro de Esperança. Os passaportes custam a partir de R$ 250 e são todos open bar.

Assessoria de imprensa – Fotos: Márcio Macena