Discutir o desenvolvimento do turismo rural de forma sustentável, empreendedora e reconhecendo os valores da cultura. Essa é a proposta que a coordenadora de Turismo do Sebrae, Ana Clévia, vai apresentar ao público durante a promoção da palestra com o tema “Tendências do Turismo Rural no Brasil”, que está programada para acontecer na Feira Internacional de Turismo Rural do Brasil (RURALTUR), que chega este ano a sua 18ª edição, e acontecerá no período de 8 a 10 de setembro na cidade de Bananeiras.
A palestra com destaque para abordagem das tendências do turismo rural brasileiro está inserida na programação como parte das ações do Seminário de Turismo Rural e será apresentada no dia 8 de setembro.
Conforme a palestrante, a identificação das tendências de desenvolvimento em estímulo ao turismo rural passa pela necessidade inicial de reconhecer o próprio contexto da cultura. “As tendências que abordamos hoje já estavam sinalizadas no início deste século, sendo a sustentabilidade e a própria identidade cultural, que muitas vezes se traduz numa festa, seja religiosa ou profana que é própria de uma comunidade, da sua gente ou na gastronomia, diversidade”, destacou Ana Clévia.
Sobre o aspecto potencial de crescimento que o turismo possibilita para o cenário de desenvolvimento econômico e social do ambiente rural, Ana Clévia explica que essa condição é gerada naturalmente pelo turista, que por sua vez ao ter acesso a novas experiências logo contribui para o fortalecimento dos valores que são apresentados. “O turista atual atribui o valor que este turismo merece ter e contribui para o desenvolvimento das comunidades onde isso ocorre. Isto fortalece a identidade cultural, conecta pessoas de realidades distintas e, se trabalhando de forma adequada, gera inúmeros benefícios para todos os envolvidos”, comentou.
Além da abordagem direcionada à valorização da cultura e o envolvimento da comunidade, a coordenadora de Turismo do Sebrae, Ana Clévia, faz um alerta para a necessidade de se identificar as oportunidades.
“Empreendedores, lideranças e gestores sempre devem estar atentos aos cenários, sejam econômicos ou comportamentais, porque as alterações que ocorrem podem criar oportunidades que podem ser desperdiçadas se não estiverem atentos. Um dos desafios do mundo atual é a capacidade de identificar o momento em que as oportunidades surgem. A palestra vai tratar isso em síntese e fazer despertar no público essa condição de identificar uma tendência, antes mesmo dela assim ser considerada”, concluiu.
Ruraltur – A Feira de Turismo Rural do Brasil (Ruraltur) tem o objetivo de promover a competitividade dos pequenos negócios que atuam no turismo rural, fomentando o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade. Realizada pela primeira vez em 2005 pelo Sebrae/PB, o evento passou a ser itinerante desde 2015.
Assessoria de imprensa