Rodada de Negócios da Foco Operadora pode ser mantida em João Pessoa, em 2023, e terá área internacional

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A 7ª Rodada de Negócios da Foco Operadora, realizada no Centro de Convenções de João Pessoa, terminou na noite deste sábado (27) e superou a estimativa da diretora da empresa em valores de negócios fechados. A conta ainda não foi fechada, mas irá superar os R$1,5 milhões previstos uma semana antes do início do evento. Esse valor já havia sido superado ainda no segundo dia da feira, quando os 600 contratos impressos terminaram. Outros 300 contratos haviam sido impressos.

O sucesso da Rodada de Negócios deve gabaritar João Pessoa a promover o evento em 2023, conforme os diretores da Foco, Antônio Neto e Dioclécio Medeiros. “Se depender da nossa vontade, estaremos aqui no próximo ano, pois entendemos que o evento superou, e muito, a nossa expectativa”, afirmou Neto. Não foi apenas o volume de vendas, mas a participação de quase 650 agentes de viagens, recorde de fornecedores presentes e a própria logística do evento que, apesar de alguns aprendizados, foi considerada bastante satisfatória.

Provocados por jornalistas de Aracaju (SE) e Manaus (AM), que sugeriram a realização da Rodada de Negócios em seus estados, Dioclécio afirmou que tudo é possível, desde que os governos apresentassem as propostas. Mas, ao mesmo tempo, deixou claro que o evento não sairá do Nordeste e que a capital paraibana tem prioridade na decisão de promover o evento no ano que vem. “Não iremos tirar o evento do Nordeste sob qualquer hipótese. Poderemos até pensar em outro evento, com um outro formato, mas a Rodada permanecerá na região”, enfatizou.

A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, disse que a realização da Rodada de Negócios em João Pessoa, em 2023, é uma ação que será discutida em um cenário que dependerá do resultado das eleições na Paraíba. O atual governador, João Azevêdo, é candidato à reeleição e, conforme a executiva, se ganhar, trabalhará para manter o evento na capital paraibana. “Estarei trabalhando para que isso aconteça em qualquer cenário político”, reafirmou.

Já o diretor de Marketing da Secretaria de Turismo de João Pessoa, Mauro Roballo, garantiu que a prefeitura da capital paraibana fará todos os esforços para manter o evento na cidade. Segundo ele, a Rodada de Negócios não veio para cobrir uma lacuna com a saída do Brazil Travel Market, em 2019, pelo contrário, está contribuindo para reforçar o potencial que João Pessoa tem para abrigar todos os modelos de feiras de turismo.

Mercado internacional terá espaço em 2023

Os CEOs da Foco anunciaram que pretendem potencializar o evento e revelaram a intenção de criar uma área para fornecedores internacionais. Apesar da feira deste ano já ter a participação de países como a Argentina, a ideia é buscar o mercado internacional como forma de tornar a feira ainda mais atrativa para os agentes de viagens.

Em 2023, a Rodada poderá ter investimento no segmento LGBTQ+, uma experiência que foi pensada após o impacto positivo da palestra do jornalista Irineu Ramos, que falou sobre um mercado que tem crescido acima da média. O jornalista  tem pós-graduado em História, é mestre em Comunicação e autor do livro ‘A TV no armário’. Irineu contou com o apoio da revista ViaG, publicação de turismo LGBT+ da Editora via, detentora do Brasilturis Jornal.

Fábio Cardoso