Rota Cultural Raízes do Brejo da Paraíba é retomada após dois anos sem atividades

Destaque Política Sem categoria

Uma pausa de dois anos separou a terceira desta quarta edição da Rota Cultural Raízes do Brejo 2022, cuja programação foi lançada oficialmente nessa quarta-feira (31), no município de Serra da Raiz, um dos dez integrantes da iniciativa. O evento marcou a retomada da rota, que destaca o que há de melhor em termos de gastronomia, artesanato, cultura e religiosidade na região do Brejo paraibano. A rota tem organização do Fórum de Turismo do Brejo e apoio do Sebrae/PB, PBTur e demais organizações públicas e privadas. 

Com início previsto para o dia 23 deste mês, na cidade de Belém, a rota terá intensa programação turística e cultural até o dia 17 de dezembro, encerrando as atividades no município de Pilõezinhos. Ao todo, dez cidades fazem parte da rota e, neste ano, a grande novidade foi a adesão de Guarabira, agregando ainda mais riqueza cultural e histórica à iniciativa. A programação completa de cada cidade, que inclui atrações musicais locais, turismo de aventura, cicloturismo, corridas de rua e celebrações religiosas, já está disponível e pode ser conferida no seguinte endereço eletrônico: https://brejoparaibano.com.br/raizes-do-brejo/.

Durante o lançamento da programação da rota cultural, a gerente regional do Sebrae/PB em Guarabira, Jacy Viana, destacou que a retomada traz alegria para os municípios participantes e empresários que passaram dois anos sem o evento. “A rota resgata não só a retomada do turismo, mas o sentimento de retorno e de pertença do Brejo. O Sebrae/PB é parceiro da rota desde o seu início, principalmente com a capacitação dos empresários, que culminam em feiras gastronômicas e de artesanato. Esperamos que esta edição traga ainda mais desenvolvimento aos municípios e cada cidade poderá mostrar suas potencialidades durante a rota”, enfatizou.

Por sua vez, o presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Jaime Souza, frisou que as expectativas em torno do Raízes do Brejo são tão grandes quanto as do Caminhos do Frio, que mostrou a relevância do turismo para a região. “A cultura e a identidade das cidades do Raízes do Brejo são as principais diferenças em relação ao Caminhos do Frio, além da extensão do evento, que é de três dias, e da quantidade de municípios participantes. São cidades com grande número de museus e riqueza gastronômica e de artesanato, além da força do turismo religioso, que será ainda mais impulsionado com a chegada de Guarabira à rota. A programação é vasta e favorece os empreendedores e o turismo local”, relatou.

Lançamento – O evento de lançamento da programação da rota, realizado no Engenho Boa Vista, em Serra da Raiz, contou com representantes dos dez municípios e teve apresentações culturais de banda de pífano, banda marcial e trio de forró pé de serra. O prefeito do município, Luiz Gonzaga Bezerra Duarte, afirmou que o evento traz benefícios, além de gerar emprego e renda. “Temos uma vocação grande para o turismo, já que nossa história se confunde com a da Paraíba e contamos com um clima ameno. Durante a rota, que este ano será nos dias 4, 5 e 6 de novembro, o comércio e artesanato locais se destacam bastante e a cidade recebe muitas pessoas”, contou.

O prefeito Marcus Diogo de Lima, da cidade de Guarabira, recém integrada ao Raízes do Brejo, salientou que é uma grande satisfação participar da rota. “É um evento importante para todas as cidades que integram a iniciativa e esperamos poder compartilhar nossos atrativos, estimulando a economia e o turismo na região. Turismo é investimento e gera riqueza e renda. É com alegria e responsabilidade que participamos da iniciativa”, argumentou.

A Rota – O Raízes do Brejo começará no dia 23 deste mês no município de Belém e seguirá por Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos, encerrando a programação de imersão cultural e verdadeira vivência do Brejo paraibano no dia 17 de dezembro.

Assessoria de imprensa