Trade turístico paraibano destaca a importância do Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial do Turismo

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O Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Paraíba 2022 até 2030, lançado nesta terça-feira (18), na Cinep – Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, em solenidade presidida pelo seu presidente, Rômulo Polari, repercutiu de forma bastante positiva entre os representantes do trade e instituições privadas e secretários municipais de turismo.  

O presidente da Federação do Comércio da Paraíba, Marconi Medeiros, destacou a importância do plano, citando que a construção desse projeto passará pela qualidade da mão de obra a ser ofertada a partir de então. Ele afirmou que a capacitação será a “serventia do bolo” e que todo o sistema da Fecomércio, a partir do Senac, está pronto para qualificar e oferecer a melhor mão de obra para os atuais e futuros empreendimentos. A instituição oferece para o mercado profissionais das áreas de Gastronomia, Hotelaria, entre outros, a exemplo de camareiras, recepcionistas. 

Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae da Paraíba, disse que sentiu um forte sentimento de pertencimento durante a apresentação do plano e elogiou a iniciativa do governo, por meio da Cinep, que enxergou uma nova mentalidade e dinâmica para trabalhar com o turismo. A gestora disse ainda, que existem experiências e projetos em andamento, coordenado pelo Sebrae, a exemplo da capacitação de barqueiros em Cabedelo; discussão sobre o Verão Criativo em Lucena; além da construção de sete rotas turísticas pelo interior paraibano.

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Jaime Sousa, citou o exemplo que vem sendo desenvolvido na região, que conta com maior número de municípios inseridos no Mapa do Turismo da Paraíba, num total de 17 cidades. Sousa revelou que o fórum discutiu com o Sebrae da Paraíba um planejamento estratégico de turismo para ser cumprido em quatro anos. Porém, com a união dos gestores e o sentido de governança, essa meta foi atingida em pouco menos de seis meses. “Sabemos o que necessitamos”, resumiu o dirigente, enfatizando que a geração de empregos tem tirado o peso do poder público que, tradicionalmente, é o grande empregador nos municípios.

Para o secretário executivo de Turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena, o incremento do Plano de Turismo é uma oportunidade para ampliar a presença da Paraíba no mercado brasileiro. “É um investimento que nos coloca numa situação de vanguarda. Todos serão contemplados e, por isso, devem participar. A inclusão é a chave desse grande projeto”.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, também destacou algumas iniciativas de construção de um roteiro integrado, a exemplo do que vinha sendo feito por ela no entorno de Campina Grande, enquanto estava à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Esse projeto tem a parceria do Sebrae, que demonstra um olhar para o interior do estado, que começa a ser fortalecido. Rosália disse ainda, que Campina Grande ganhou o selo da Unesco de Cidade Criativa de Artes Midiáticas sem recursos da prefeitura, por meio de um trabalho colaborativo. “Recife investiu R$ 2 milhões nesse processo e não conseguiu”, afirmou.

A presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pela consultora Anya Ribeiro e a importância dessa construção que irá melhorar ainda mais o produto Paraíba. A executiva enfatizou que a PBTUR atua na divulgação dos destinos, mas que eles precisam mostrar que estão prontos para atender as expectativas dos turistas. O plano, conforme Avelino, permitirá desenvolver uma política de turismo inclusiva e benéfica para a economia paraibana, com mais empregos e renda.

Fábio Cardoso