Anuário da Cachaça 2021 aponta que a Paraíba tem maior número de produtores de cachaça do Nordeste

Destaque Paraíba

Com 39 estabelecimentos registrados como produtores de cachaça, a Paraíba é o estado da região Nordeste com o maior número de cachaçarias. No ranking nacional, o estado ocupa a sétima posição, de acordo com o Anuário da Cachaça 2021, pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC). Nos próximos dias 21 e 22, João Pessoa se tornará a capital paraibana da cachaça com a realização do II Seminário de Feira de Cachaças do Brasil, no Espaço Cultural. O Sebrae/PB é um dos parceiros do evento.

Segundo explicou o analista técnico da instituição, João Bosco da Silva, o Sebrae/PB terá um espaço montado para a realização de oficinas técnicas, que serão ministradas por produtores atendidos pelo Programa Agronordeste, promovido pelo Sebrae Nacional. Entre os temas que serão abordados nas capacitações, estão “Controle da qualidade com derivados da cana”, “Requisitos de acesso a quatro mercados internacionais selecionados” e “Um gole de prosa rotulagem: aguardente de cana e cachaça”.

Além disso, o Sebrae/PB contará com um espaço de exposição e venda de produtos e cachaças, que reunirá 12 produtores paraibanos. “Hoje, a Paraíba é destaque entre as cachaças no Brasil, então nada mais importante do que a gente mostrar essas cachaças do estado em um evento como esse, que contará com produtores e engenhos de outros estados. É importante o Sebrae estar junto e contribuir para o crescimento dos produtores”, destacou.

Levantamento – Ainda de acordo com o Anuário da Cachaça 2021, o município de Areia, localizado no Brejo paraibano, é o terceiro do país em número de cachaçarias, contando, ao todo, com 11 estabelecimentos produtores e perdendo apenas para as cidades mineiras de Alto Rio Doce (11) e Salinas (16). No Brasil, o número de municípios brasileiros com pelo menos uma cachaçaria registrada cresceu no ano passado, passando de 586, em 2020, para 611 em 2021.

Feira – O Brasil Cachaças vai acontecer nos dias 21 (sexta-feira) e 22 (sábado)e reunirá um seminário técnico e rodadas de negócios nacionais e internacionais entre produtores e compradores de cachaças. A feira vai ter, também, estandes de serviços e insumos como garrafeiras, rótulos, alambiques, dornas e barris. Serão expostos em torno de 60 rótulos de cachaças, sendo 24 de produtores da Paraíba e de estados como Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais.

Qualquer pessoa acima de 18 anos vai poder visitar a feira Brasil Cachaças das 15h às 21h. Os ingressos estão disponíveis no site brasilcachacas.com.br ou no local do evento, no valor social de R$ 15 mais um quilo de alimento não perecível. A expectativa da organização do evento é atrair cerca de 5 mil visitantes nos três dias do evento.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Assessoria de imprensa