Gramado terá NBA Park, o maior espaço de experiências do basquete norte-americano do mundo

Destaque Paraíba

Os fãs da NBA no Brasil – e não são poucos, são mais de 45 milhões de pessoas – podem se preparar para conhecer o maior espaço de experiências do basquete norte-americano a partir do primeiro semestre de 2023. Todos os caminhos da Liga estarão em direção à cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, onde está sendo construído o NBA Park.

O complexo terá mais de 4 mil metros quadrados, distribuídos por três andares com cerca de 15 atrações como quadra de basquete, áreas interativas, exposições, estações de videogame, ambientes ‘instagramáveis’, cafés, restaurantes, área de shows e eventos, além de uma loja de lembrancinhas da NBA. As pessoas terão a sensação de estar dentro de uma arena de basquete nos Estados Unidos.

Dentro do parque, todos irão se deparar com uma quadra de basquete e um restaurante, que são o coração do equipamento. Haverá o museu da NBA, contando um pouco dos 55 anos da Liga, projeção mapeada, além da maior loja com 400 metros quadrados, um espaço para toda a família. O parque é todo acessível para receber crianças, adultos, adolescentes, pessoas da melhor idade e portadores de deficiência. O parque indoor terá amplo estacionamento, que é um dos pontos mais críticos da cidade.

O valor do investimento não foi informado. O projeto é de um grupo de investidores, que decidiu pelo investimento do equipamento em Gramado, após um estudo elaborado por um período de um ano e meio, analisando, entre outras coisas, o número de pessoas, a cidade, o perfil do turista que frequenta as cidades de Gramado e Canela e região, a qualidade das cidades. Após a conclusão desse estudo, foi encaminhado ao pessoal de Nova York, afirmando que seria possível o investimento desse porte na região.

O Brasil é um dos três países mais consumistas da NBA. Se fala atualmente em mais de 45 milhões de fãs, pessoas consumistas, que compram calçados, vestuários, vídeos, jogos, seguem as redes sociais, assistem aos jogos na TV por assinatura.

O parque terá ingressos onde estarão disponíveis todos os brinquedos sem custo à parte. As únicas coisas que não estarão inclusas no ingresso serão o café, a loja, os restaurantes, os guarda-volumes e as fotos. Estima-se a permanência das pessoas dentro do parque em média de três horas e meia, podendo chegar a 4 horas. O ticket médio será de R$ 159. O parque tem capacidade para receber cerca de duas mil pessoas ao mesmo tempo.

Para aquisição do ingresso, o grupo já está trabalhando com agentes de viagens, operadoras de turismo, hotéis, inclusive, cadastrando algumas empresas, mas ainda não foi aberto para a comercialização dos pacotes, o que deve acontecer em meados de dezembro deste ano ou janeiro de 2023.

Fábio Cardoso