Campina Grande participa de Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis e recebe Selo Verde pelos programas ambientais

Destaque Paraíba

Campina Grande mais uma vez foi premiada, nacionalmente, pelos programas de arborização e preservação do meio ambiente que garantem uma vegetação urbana para a coexistência entre homem e natureza. A Prefeitura recebeu o “Selo Verde Internacional de Ações Sustentáveis” durante o II Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis – Clima & Biodiversidade pelos programas ambientais desenvolvidos no município, a exemplo do Programa Minha Árvore e de reciclagem de resíduos sólidos corretamente.

O evento foi realizado em Maceió (Alagoas), nos dias 10 e 11 deste mês, e foi realizado pela Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente (Anamma), que tem como representantes campinenses, na sua diretoria, o titular da Secretaria de Serviços Urbanos de Meio Ambiente (Sesuma), Geraldo Nobre Cavalcanti e Denise Sena (coordenadora do programa Minha Árvore). Na pauta do evento, uma agenda que tratou de temas ambientais e contou com a participação de especialistas em temas ambientais de todo Brasil.

Os debatedores falaram sobre as estratégias que as cidades precisam adotar para um desenvolvimento que respeite a biodiversidade, deixando claro que os centros urbanos precisam estabelecer uma conexão com a sociedade, trabalhando o direito humano e coletivo para a construção de saberes. Isso somente será possível por meio de técnicos capacitados, que conseguem implementar políticas públicas que geram, automaticamente, benefícios para a população.

“As pessoas vivem nas cidades e é importante ter esta conexão entre o poder público, instituições organizadas da sociedade civil e a população como um todo, para que o entorno seja bem preservado e, assim, as cidades e um cidadão têm esse papel fundamental para ajudar a preservar o planeta”, disse Marcelo Marcondes, reitor do Instituto Anamma.

As mudanças climáticas e o impacto no meio ambiente também foram discutidos no Fórum Internacional, mostrando a importância de as cidades se tornarem capazes e mais sustentáveis. Neste caso, Campina Grande apresentou os programas que executa, como o de plantação de mudas e preservação das áreas verdes, através do programa Minha Árvore. Outro apresentado foi o de proteção ao meio ambiente, com uma coleta eficiente e a destinação correta dos resíduos sólidos e incentivo à reciclagem de produtos reaproveitáveis.

Representando Campina Grande estiveram presentes os engenheiros da Sesuma: Denise de Sena Moreira Alves (coordenadora do programa Minha Árvore), Rafaela de Oliveira (responsável pelo programa Recicla Campina), Petrus Martins (agrônomo) e Lilian Arruda, coordenadora de Meio Ambiente.

Paralelo à Conferência de Organização das Nações Unidas

O Fórum aconteceu, paralelamente, à Conferência de Organização das Nações Unidas (realizada no Egito), onde líderes mundiais firmaram compromissos de fortalecer as alianças de combate às mudanças climáticas, com a participação de representantes do Poder Executivo e Legislativo do Brasil.

“Foi um momento de troca de experiências e saímos do encontro com uma bagagem cheia de conhecimentos e motivados para fazer ainda mais pelo nosso meio ambiente, uma das metas prioritárias do prefeito Bruno Cunha Lima e do secretário Geraldo Nobre Cavalcanti”, afirmou Rafaela Oliveira, coordenadora do Recicla Campina.

Foi possível, ainda, fechar parcerias entre a Prefeitura de Campina Grande e Abividro, para logística reversa dos vidros gerados em Campina Grande e coletados pelo Recicla Campina. E também com a Funasa, visando futuras parcerias para aquisições de maquinários para reciclagem.

A coordenadora do Meio Ambiente, Lilian Arruda, disse que, além de mostrar as ações de proteção ao meio ambiente, o momento serviu para ampliar as boas articulações junto à diretoria nacional da Anamma e aos demais técnicos presentes. “Pudemos trocar e conhecer cases de sucesso de outros municípios brasileiros”, disse.

Denise Sena destacou os importantes temas abordados nos dois dias, como reciclagem, arborização urbana, saneamento básico, energias renováveis, habitação, programas de educação ambiental, sem falar na troca exitosa de experiências com outros grandes centros do país.

Durante o evento, Campina Grande apresentou suas técnicas e experiências adotadas no enfrentamento às mudanças climáticas, à manutenção da biodiversidade no meio urbano, bem como as políticas implementadas para a preservação das florestas urbanas.

“Campina Grande recebe um reconhecimento importante, como uma cidade que se preocupa com o bem estar da sociedade. Temos uma área urbana que foi construída durante algumas décadas e hoje podemos dizer que temos políticas públicas efetivadas em prol de nossos cidadãos. Vivemos em uma cidade com uma grande biodiversidade. Respeitamos ela e, mais do que isso, visamos garantir que sejamos exemplo para as demais cidades”, afirmou o secretário Geraldo Nobre Cavalcanti (Sesuma), que foi representado no Fórum Internacional por engenheiros e técnicos da secretaria.

Codecom Campina Grande