CEO de agência explica, em entrevista à Betway, importância do planejamento para o Ano Novo

Brasil Destaque

Qualquer viagem exige um mínimo de preparação, mesmo que seja uma escapada durante o final de semana. No entanto, em alguns períodos do ano, é preciso ter mais atenção para não pagar muito alto em um destino. A época do Réveillon é a maior prova disso, como explica José Graco, fundador de uma agência de turismo. Esse é o período de alta temporada em diversas cidades brasileiras, e isso significa passagens mais caras e hotéis com poucas vagas restando. Ter um planejamento para realizar essa viagem é essencial para tudo caber no bolso.

Passar o ano novo em Fernando de Noronha, por exemplo, pode sair por quase R$ 10 mil para uma pessoa. As poucas vagas de hospedagem, principalmente de última hora, podem ser responsáveis por mais de 60% desse orçamento. Isso faz com que uma viagem para Lisboa, em Portugal, no mesmo período do ano, fique mais em conta. Algo que você só fica sabendo se pesquisar e planejar a viagem com antecedência.

Em conversa com a equipe do site de roleta virtual da Betway, o CEO da Gracco Viagens e Turismo detalhou alguns aspectos disso. “Já faz alguns anos que as tarifas aéreas determinam, de certa forma, o destino escolhido pelos viajantes que desejam viajar em dezembro e passar a virada de ano longe de casa.” Por isso, ele afirma que a palavra-chave para uma viagem é sempre planejamento. Para esse ano, a dica é procurar por lugares mais baratos, mesmo em momentos de alta demanda.

“Apesar da alta temporada, Fortaleza e Salvador estão entre tarifas atrativas”, garante José Graco. Isso é algo que faz sentido, pois o orçamento para ambos os destinos do Nordeste não passam dos R$ 4,5 mil. Isso representa a metade do valor calculado para Fernando de Noronha, ou até mesmo para outras regiões mais em alta, como Jericoacoara.

Diferentes destinos

Uma curiosidade interessante é que o perfil dos turistas de final de ano são bem diferentes, com alguns sonhando com o Nordeste e outros com a Europa. O planejamento pode ser essencial para definir qual das opções é melhor, e muitas vezes o resultado pode surpreender. O Ano Novo em algumas praias brasileiras são mais caras do que uma viagem para o exterior, principalmente em 2022.

No entanto, tem quem prefira passar esse período do ano no Brasil, mas isso não quer dizer que todos sejam iguais, como explica Graco, em conversa com o blog Betway Insider. “O viajante que optou em passar um Réveillon pulando as três ondinhas na praia, certamente, vai passar a virada do ano em algum destino no Nordeste brasileiro. Neste caso, podemos identificar dois perfis, uma parcela de turistas jovens, que curtem essa ‘vibe’ mais livre, leve e solta das festas em região de praia e, também, muitos turistas que viajam em família e querem o descanso e a comodidade de uma festa de Ano Novo nas próprias dependências do hotel.”

Essa diferença de perfis é essencial para definir vários aspectos da viagem, desde o hotel até os pontos que serão visitados. Alguns destinos, como Salvador e Fortaleza, podem ser mais voltados para agitação, apesar das boas opções de descanso também. Enquanto isso, uma viagem para a Europa, ou para Fernando de Noronha, costuma ser mais tranquila. Escolher isso faz parte de todo o planejamento.

Alta no turismo

Após dois anos de restrições, o turismo de Ano Novo deve alavancar novamente em 2022. Essa é a expectativa das agências de viagem, pois as pessoas estão sem os mesmos problemas de meses atrás. No entanto, ainda existe um fator econômico ruim no Brasil, e isso faz com que o planejamento seja mais importante. As pessoas querem pagar um valor aceitável, e não algo acima do normal. Isso é possível, pois são várias opções disponíveis como destino em dezembro. O complicado é escolher qual deles vai caber no bolso, e qual pode fazer da viagem um problema para o futuro.

A entrevista de José Graco com a Betway é essencial para entender como um planejamento é importante em qualquer viagem. Nem toda pessoa sabe que um final de ano em Fernando de Noronha pode ficar mais caro que em Lisboa.