Pousada Estação Bananeiras é incluída no Roteiros de Charme pela Revista Forbes Brasil

Destaque Paraíba

A cidade de Bananeiras ganhou mais notoriedade na área do Turismo. A Revista Forbes Brasil anunciou, nesta sexta-feira (09), a inclusão da Pousada Estação Bananeiras como a mais nova integrante do seleto grupo dos Roteiros de Charme do país. Além do equipamento paraibano, foram inseridos na Rota a Aldeia da Serra, em Taquaruçu (TO) e Paká Bangalôs, em Pacatuba (SE).

Os critérios que levaram a Estação a ser inserida no Roteiro foram qualidade, conforto, preservação ambiental e compromisso social. Segundo a revista, “para entrar no guia, que é atualizado anualmente, os candidatos precisam seguir alguns parâmetros baseados no conforto, qualidade de serviços, quantidade máxima de apartamentos (devem ter 60 ou menos acomodações), compromisso com os pilares social e ambiental da sustentabilidade.”

Outro ponto importante levado em consideração pela revista para a inclusão da Estação Bananeiras no Roteiros do Charme é que o equipamento deve estar localizado em um destino que destaca a importância histórica ou natural da região. O gerenciamento precisa ser feito de perto pelos proprietários “para garantir não só a qualidade, como o acolhimento e a pessoalidade”.

A Estação Bananeiras está localizada a 140 km de João Pessoa, na região do Brejo paraibano, e conta  com apenas 12 suítes com ofurô, varanda com rede e vista para a piscina. Ela foi construída ao lado da Estação Ferroviária, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba em agosto de 2001. O conjunto de edificações da Estação Ferroviária e Armazém foi inaugurado em 1925, pela Great Western. Em 1967 o trem deixou de circular pelo ramal de Bananeiras, sendo inicialmente desativado em 1970.

Fábio Cardoso – Fotos: Revista Forbes Brasil