Aeroclube da Paraíba funcionará na Fazenda Pellegra, em São Miguel de Taipu

Destaque Paraíba

O Aeroclube da Paraíba já tem novo local para retomar as suas atividades. No dia 17 de dezembro, a diretoria da entidade lançará a pedra fundamental para obras do equipamento na Fazenda Pellegra, localizada em São Miguel de Taipu, do lado da área onde acontece a tradicional Vaquejada do Bem Mais, a 40 km de João Pessoa.

Conforme o comandante Neto, um dos diretores do Aeroclube, na área há uma pista – com mil metros de comprimento – para pousos e decolagens de aviões pequeno porte, inclusive, homologada pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil e que passará por uma reforma no asfalto e receberá sistema de iluminação para operações à noite.

O comandante Neto preferiu não revelar o valor do investimento, mas há informações de que o valor chega à casa dos R$ 15 milhões, que serão usados para a implementação total do projeto. Não há prazo ainda para início das obras, segundo o diretor, pois o projeto ainda está em fase de acabamento.

Além da infraestrutura do equipamento, o comandante Neto revelou que serão reabertos diversos departamentos, como as escolas de paraquedismo, de aeromodelismo, de aviação civil, preparação de pilotos, instrutores e até para futuros comissários de bordo, oferecendo mão de obra para as companhias aéreas. Os departamentos na sua parte teórica terão a parte administrativa funcionando em João Pessoa, em um local ainda a ser escolhido.

Outra novidade anunciada pelo comandante Neto será a instalação de um hotel de trânsito (alojamentos) e um restaurante para atender a demanda das escolas. Ambos deverão ser terceirizados. 

Atualmente o Aeroclube da Paraíba conta com 51 associados. O comandante Neto disse que todas as questões e polêmicas em torno da antiga localização do aeródromo, tanto com a prefeitura de João Pessoa, como a sociedade, estão resolvidas. Ele reconheceu que as medidas de mudança de funcionamento agradaram a todos e que, realmente, o equipamento não estava mais comportando naquela área. Agora, “encontramos o local perfeito”.

Fábio Cardoso