Em clima de otimismo, com a projeção da retomada do ingresso de turistas nas festas de fim de ano e ao longo dos próximos meses, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/ Visit.Rio) apresentou, na terça-feira (20), no Museu do Amanhã, o Plano de Ação para 2023. O plano tem como referência o fortalecimento da marca Visit.Rio e a indução de eventos em áreas como esportes e cultura, que reafirmam a vocação da cidade como um dos principais destinos do mundo. O Rio já é o quinto destino com maior crescimento de turismo no planeta.
O plano foi aprovado pelo Conselho Curador da Rio CVB no dia 15, em reunião com representantes das 13 categorias ligadas à fundação. No evento desta terça-feira, os dirigentes do Rio CVB detalharam a estratégia para consolidar a marca Visit.Rio; apresentaram o cenário previsto para os eventos; e indicaram os planos para retomar os números anteriores ao início da pandemia, em 2020.
Os dirigentes do Rio CVB explicaram que a consolidação da nova marca deve impulsionar a próxima etapa, a criação da plataforma Visit Rio, com um portal com um marketplace, serviços completos e informações úteis aos visitantes. Modelo similar já é adotado por cidades com elevado potencial turístico, como Paris, Londres e Miami.
Com o reposicionamento do Visit Rio, as principais ações do Rio CVB para o público já serão apresentadas com a nova marca.
Foco em eventos esportivos e culturais
A apresentação também detalhou o enfoque que será dado aos eventos esportivos e culturais, em especial na área audiovisual, cuja captação já começou e apresenta resultados. Em relação aos eventos esportivos, entre 60 e 90 oportunidades que estão em sintonia com as vocações do Rio já estão sendo monitoradas. A ideia, ao longo do ano, é ampliar em 30% o volume total de eventos captados pelo trade, nos mais diferentes segmentos.
As iniciativas para a promoção internacional do Rio também foram destacadas no Museu do Amanhã. Ainda no primeiro trimestre de 2023, o escritório comercial em Buenos Aires já estará em funcionamento. Com o estreitamento dos laços com os países da América Latina, importantes mercados emissores para a cidade, a expectativa é de ampliação do número de voos com destino ao Rio a partir do continente.
Corcovado Comunicação Estratégica