Corpo de Pelé é enterrado, Memorial pode ser local de peregrinação e Rei do Futebol vai ser nome do principal acesso ao Maracanã, no Rio

Brasil

Após 24 horas de velório no centro do gramado do estádio Urbano Caldeira – Vila Belmiro, e mais de duas horas de trajeto pelas principais ruas de Santos, o corpo de Pelé (Edson Arantes do Nascimento) foi oficialmente enterrado no  Memorial Necrópole Ecumênica. Agora, para a imensa torcida do Rei do Futebol, independente de clubes, deve aguardar decisão da família para permitir, ou não, que o local sirva de peregrinação para visita ao túmulo. A direção do Memorial, conforme a imprensa, já teria manifestado intenção de liberar a área para acesso público.

Nesta terça-feira (03), entre anônimos, ex-jogadores, jogadores e políticos, o presidente da República Lula esteve no velório de Pelé. Em entrevista à TV Santos, Lula lamentou, mais uma vez, a morte do Rei do Futebol. “A morte de Pelé é uma perda irreparável para o Brasil. Estive hoje na Vila Belmiro para me despedir do nosso rei da bola, como presidente da República, mas também como cidadão admirador da arte que ele produzia em campo. Descanse em paz.” Lula é torcedor declarado do Corinthians, um dos times mais derrotados pelo Santos com Pelé em campo.

Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou pelas redes sociais que a Avenida Radial Oeste, que circunda o estádio do Maracanã, vai passar a se chamar Avenida Pelé. O decreto com a mudança será publicado nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial, informou Paes. Existe a possibilidade de que o nome seja Avenida Rei Pelé. Para definir o nome em definitivo, foi criada uma votação popular nas redes sociais. Oficialmente, a via se chama Avenida Presidente Castelo Branco, mas é popularmente chamada de Radial Oeste. 

Estádio do Maracanã (ME/Portal da Copa/Daniel Basil)

Na segunda-feira (01), o presidente da FIFA, Gianni Infantino, havia sugerido que todos os países do mundo homenageassem Pelé colocando o nome dele em estádios. O pedido, claro, ficará a cargo de cada governo. No Brasil, o estádio de Maceió (AL) tem o nome do Rei, mas um projeto de lei de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), que altera o nome do estádio Rei Pelé, situado no bairro do Trapiche, para o estádio Rainha Marta., foi aprovado em setembro de 2019, mas até o momento o nome não foi alterado.

Fábio Cardoso. Fontes: Agência Brasil e Dpe