Foi encerrada, na sexta-feira (06), a nona edição do Natal Iluminado de Campina Grande. A última noite do Natal mais iluminado do interior do Nordeste aconteceu no Dia de Reis, o qual a tradição cultural cristã indica como sendo a data para o desmonte da árvore, do presépio e de todos os adornos natalinos. Ao longo de 43 dias a cidade esteve visualmente tematizada para a maior festa da cristandade, realizando um evento que tirou Campina do habitual esvaziamento da cidade no final do ano.
A edição exitosa elevou o Natal Iluminado para a categoria de evento regional. Além da extensão do tempo de realização, a festa foi marcada pela presença em todas as zonas da cidade. Ao todo 18 bairros foram contemplados, além dos três distritos, triplicando os pontos de iluminação que chegaram 34, entre praças, parques, rotatórias, ruas, avenidas, prédios públicos e históricos, dentre outros. Setorizado por estações natalinas, os pontos foram distribuídos entre as Estação das Luzes, no Açude Velho; Anjo da Anunciação, no Parque da Criança; Reis Magos, no Teatro Municipal e a estação itinerante Estrela de Belém.
A ornamentação foi montada para despertar no visitante o desejo de viver a experiência natalina, e a receptividade foi alta, inclusive fora do ponto central da festa, como aconteceu no Parque do Tambor e no Parque Linear Dinamérica. Este último também recebeu um túnel iluminado, além de um presépio e outros adornos. Na Estação das Luzes e Anjo da Anunciação o público diário deixou evidente o sucesso do evento. Todos os dias da semana os espaços instagramáveis receberam visitação. As pessoas buscaram o túnel iluminado, os presentes luminosos, a árvore de natal de 35 metros e até a projeção mapeada para fazer fotos.
No novo calçadão que liga o Açude Velho ao Parque da Criança a movimentação foi intensa do primeiro ao último dia do evento. O público queria registrar a presença ao lado de peças icônicas do Natal. O Parque da Criança, que recebeu a Casa de Papai Noel, ganhou vida noturna intensa com a Vila gastronômica instalada no local. Igualmente prestigiada foram as Vilas gastronômicas da Luz e a Aquarela, ambas no largo do Açude Velho.
O Natal Iluminado de Campina Grande ganhou grandes proporções e alcançou cenários internacionais. Além da divulgação em massa em feiras de turismo, o evento também foi reconhecido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e diante disso, fez parte do ranking dos principais natais do país.
Uma Casa do Turista foi instalada e além das informações foram distribuídos cartões postais bilíngue para os visitantes, mapa turístico em desenho artístico e um passaporte exclusivo do evento. A ideia foi integrar o analógico e o digital na experiência turística do Natal Iluminado.
Quem conseguiu um trânsito livre em todo espaço da festa foram as pessoas com deficiência. Uma das marcas do evento foi a da inclusão e na prática o conceito foi traduzido na acessibilidade. Ao longo de todo o Natal Iluminado diversos cadeirantes visitaram as principais Estações do Evento, utilizando, inclusive, o elevador instalado para interligar o Parque da Criança e o Açude Velho.
Um espetáculo à parte do Natal Iluminado foi apresentação inédita no Norte/Nordeste de um show de drones com temática natalina. Foram oitenta drones que coloriram o céu e encantaram o público na orla do Açude Velho. Os drones iniciaram um sobrevoo formando no céu elementos natalinos em uma “coreografia” tecnológica. O público viu por exemplo, serem formadas imagens de árvore de Natal, Papai Noel, presente, coração com as iniciais CG. Outra grande novidade, foi o retorno do réveillon de Campina Grande que atraiu diversas famílias para o palco principal do Natal Iluminado e que contou com grandes atrações de artistas locais como Nicácia Brasil, Luan Estilizado, Garagem de Bamba e os Djs Vanessa Candeia e Bruno Vidal. A virada foi marcada ainda pela explosão de fogos sem estampido.
A 9° edição do Natal Iluminado foi encerrada com apresentações programadas pela secretaria de Cultura do município. A concepção do espetáculo de encerramento considerou a conexão entre a finalização do ciclo natalino com os ciclos carnavalesco e junino existentes na cidade. Os artistas Edra Veras, Jalles Franklin, Grupo de Cultura Popular Ariús, Trio Forró Borborema e Ian Sanfoneiro tiveram a honra de subir ao palco na última noite do Natal Iluminado.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida, destacou que o Natal Iluminado superou todas as expectativas. “O nosso Natal foi um sucesso e agradeço mais uma vez, a confiança do Prefeito Bruno Cunha Lima e de toda a gestão que abraçou esse evento com tanto carinho e respeito. Nesta edição o Natal Iluminado deixou de ser uma decoração natalina para se transformar em um evento que potencializa nossa vocação turística. Foi um momento para o campinense, que é um anfitrião ímpar, se orgulhar de receber todos aqueles que resolveram conferir o que a terra d’O Maior São João do Mundo fez para o Natal.”, comemorou a secretária Laryssa Almeida.
De acordo com a secretária Laryssa, a plantação foi feita e em breve será possível tangibilizar os frutos com o resultado das pesquisas sobre o evento. “ O Natal Iluminado foi redimensionado e conseguiu inserir a cidade no hall dos roteiros turísticos natalinos, beneficiando nossa cadeia produtiva neste segmento, exatamente em um período que é tradicionalmente de baixa estação na cidade. Finalizamos essa edição com o coração cheio de gratidão por todos que construíram o Natal mais Iluminado do interior do Nordeste e temos certeza que aquilo que o sentimento de aprovação que a gente testemunhou ao longo desses 43 dias será expressado nos números das pesquisas que nos nortearão para uma décima edição, em 2023, também histórica.” finalizou emocionada.
Codecom