Visit Rio reúne parceiros para lançamento da 4ª edição do Circuito Rio de Cores

Brasil

Na lista de “destino dos sonhos” para turistas LGBTQIAPN+ da “Best Gay Cities 2023”, o Rio se destaca cada vez mais. Para fortalecer essa vocação, nesta terça-feira (30), o Visit Rio Convention Bureau e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil promoveram um encontro na churrascaria Fogo de Chão, em Botafogo. O evento marcou o lançamento da quarta edição do Circuito Rio de Cores, iniciativa realizada ao longo de junho, mês do Orgulho.

O encontro também teve como objetivo engajar os parceiros do Visit Rio na iniciativa, por meio da oferta de descontos e programações exclusivas, entre outras ações. A meta para 2024 é aumentar o número de estabelecimentos em 20%. Para esta edição, o azulejo oficial Circuito Rio de Cores que é oferecido aos participantes foi elaborado pelo artista Marcos Rodrigo Neves, conhecido como Wark Rocinha. A peça foi apresentada durante o evento por Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

Para ampliar horizontes, oferecendo inspiração para além das fronteiras do turismo, foi realizado o painel ‘Visit Rio Talks’, que debateu diversidade e inclusão no meio corporativo. Entre os convidados, esteve Bruna Araujo, diretora de People Experience da Sony, que compartilhou sua experiência na indústria da música.

“Após um longo período dedicado à sensibilização desses assuntos, estamos mais atentos do que nunca para promover um ambiente acolhedor na indústria da música. Minha experiência mostra que, quando nossos colaboradores são respeitados pelo que são, eles desabrocham todo o seu potencial, resultando em benefícios tanto pessoais quanto profissionais para todos nós”, destacou Bruna. A conversa reuniu ainda ​​Fernanda Odete, especialista de diversidade e inclusão do Grupo Iter, holding que administra o Parque Bondinho Pão de Açúcar; e Lidia Souza, CEO da Gente AG.

Em outro painel, foram abordados os impactos e as oportunidades desse segmento para o turismo carioca. Os desafios no turismo receptivo para esse público foi um dos tópicos destacados por Carlos Tufvesson, coordenador executivo da diversidade sexual na prefeitura do Rio, um dos palestrantes convidados.

“O Rio é, certamente, um dos cinco principais destinos para esse público, o que já nos posiciona com uma política de captação estabelecida. No entanto, é essencial desenvolvermos ainda mais uma política receptiva. E esses eventos contribuem com esse propósito, para discutirmos caminhos que nos permitam crescer ainda mais nessa frente”, disse Tufvesson.

Mateus Alves, assessor de experiências e competitividade internacional da Embratur, apresentou uma campanha elaborada pela agência, direcionada ao mercado europeu e focada nesse público-alvo, e compartilhou ações para a promoção internacional do Brasil como um destino LGBT-friendly. O encontro contou ainda com a apresentação de Roberto Cohen sobre a potência do Rio para Destination Wedding LGBT.

Importância do influenciador para a construção do Rio como destino turístico LGBT

Lídia Souza, CEO do Gente AG

A Lídia Souza, CEO do Gente AG esteve presente para falar sobre a importância do influenciador para a construção do Rio como destino turístico LGBT. A agência de marketing de influência Gente é responsável por mapear e contratar os influenciadores que evidenciam e impulsionam os eventos, como aconteceu no carnaval do Rio deste ano. A parceria entre o Gente e o Visit Rio foi um sucesso. Mais de 250 comunicadores foram levados pela agência de marketing de influência ao camarote Visit Rio, compartilhando sua experiência com um potencial de alcance de mais de 48 milhões de seguidores.

Lídia destacou como esses profissionais têm um papel fundamental na divulgação da diversidade e na promoção de experiências autênticas para os viajantes LGBT.
“Os influenciadores têm o poder de amplificar a mensagem de inclusão e celebrar a diversidade que o Rio de Janeiro oferece como destino turístico. Eles desempenham um papel crucial na criação de conexões genuínas com o público LGBT e na promoçãode eventos emblemáticos, como o Carnaval, que são verdadeiros símbolos de celebração e acolhimento”, afirmou Lídia Souza.

Assessoria de imprensa