Embaixada e Consulados dos Estados Unidos intensificam expedição de vistos para brasileiros

Brasil

Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil informaram que está em andamento uma operação para acelerar a emissão de vistos para a entrada de brasileiros no país. Informações sobre a demorar na emissão do documento repercutiu negativamente, tendo em vista o Brasil ser um dos maiores mercados emissores de turistas para os Estados Unidos. Para se ter uma ideia, um pedido de visto em São Paulo está levando um tempo médio de quase dois anos para ser liberado.

A Embaixada enviou um vídeo com a chefe de operações de vistos, Kimberley Kelly, explicando como serão as ações para acelerar o processo de liberação dos vistos.

No vídeo, Kimberley Kelly admite que os brasileiros, em especial aqueles que estão pedindo o primeiro visto de entrada no país, seja a turismo ou a negócios, estão enfrentando maior dificuldade de agendamento. Ela justifica com números, afirmando que o Brasil foi o segundo maior país do mundo a solicitar vistos, em 2022, com aumento de 15%.

Kimberley Kelly disse ainda, que a pandemia do Covid-19 agravou o tempo de espera, pelo acúmulo de pedidos de todos os lugares de mundo. Entretanto, estão sendo tomadas medidas emergenciais, a exemplo de uso de novas ferramentas; aumento de pessoal nos departamentos; ampliação do horário de trabalho, com pagamento de horas extras; e promoção dos chamados ‘super sábados’, para agilizar o processo.

Fábio Cardoso