Sancionado Título de Cidadão Paraibano a Bolsonaro e autor corre risco de não assumir por ser investigado por atos terroristas

Destaque Fábio Cardoso Paraíba

A edição deste sábado (28) do Diário Oficial do Estado da Paraíba publica a concessão do Título de Cidadão Paraibano ao ex-presidente Jair Bolsonaro, sanção assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Adriano Galdino. O pedido de concessão da honraria foi do deputado Walber Virgolino (PL-PB), um dos 11 parlamentares que correm o risco de não tomar posse, e do deputado Cabo Gilberto Silva.

Nesta sexta-feira (27), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de advogados (Grupo Prerrogativas) para que o tribunal suspenda a posse e apure eventuais ações de deputados bolsonaristas nos atos golpistas de 8 de janeiro. O ministro deu prazo de 24 horas para que a PGR apresente manifestação sobre o caso. A posse dos deputados está marcada para a próxima quarta-feira (1º). 

Além do deputado paraibano correm o risco de não tomar posse Luiz Ovando (PP-MS); Marcos Pollon (PL-MS); Rodolfo Nogueira (PL-MS); João Henrique Catan (PL-MS); Rafael Tavares (PRTB-MS); Carlos Jordy (PL-RJ); Silvia Waiãpi (PL-AP); André Fernandes (PL-CE); Nikolas Ferreira (PL-MG); Sargento Rodrigues (PL-MG).

Nos argumentos apresentados no pedido de concessão do Título de Cidadão a Bolsonaro estão “os relevantes serviços prestados ao Brasil e ao Estado da Paraíba.” A oposição ainda tentou impedir que o projeto fosse aprovado na ALPB. A aprovação teve resultado apertado: 12 a 11.

Fábio Cardoso