São Paulo, Rio e Salvador: veja os destinos mais procurados do Brasil e exterior para o carnaval 2023

Brasil

Não foi a praia, mas a terra da garoa, o destino queridinho dos brasileiros para curtir o Carnaval de 2023. De acordo com o ViajaNet, agência online de viagens, que analisou até o dia 25 de janeiro o volume de compras de passagens aéreas para o feriado, mostra que São Paulo lidera, com 15,60%, o interesse dos viajantes para aproveitar o período carnavalesco. Segundo a prefeitura de SP, são esperadas mais de 14 milhões de pessoas para as comemorações deste ano.

Segundo o recente levantamento da agência, completaram ainda o Top 3 as cidades do Rio de Janeiro, com 11,44% dos turistas, e Salvador, escolhido por 6,30% deles.

Representando o Nordeste, entre as 10 cidades mais procuradas aparecem Recife (PE), Fortaleza (CE) e Porto Seguro, também na Bahia.

Quem optou pela região Sul estará indo para Porto Alegre e Florianópolis. Brasília completa a lista representando o centro-oeste entre os destinos mais desejados para o Carnaval.

Perfil dos foliões

De acordo com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, turistas de outros estados representam 5,1% do total dos foliões que comemoram a festa na cidade, sendo Minas Gerais quem lidera o ranking de visitantes (1,2%). Com base em 1,2 mil entrevistas, o estudo apontou ainda que 56,5% dos participantes do evento são do gênero feminino, 43,2% são homens e 0,3% se identificaram como “outros”.

Já em relação à faixa etária, a maior parte tem entre 25 e 29 anos (32,4%). Em seguida, vem o grupo com idade entre 18 e 24 (29,6%) e o que tem entre 30 e 39 anos (26,9%).

Nada de última hora

A pesquisa do ViajaNet apurou ainda a média de antecipação das compras, ou seja, com quantos dias de antecedência às datas das viagens os viajantes compraram suas passagens.

Porto Seguro foi o destino para o qual os brasileiros mais se planejaram, garantindo sua passagem com quase dois meses de antecedência. Depois, surge RJ, com 47 dias de antecipação e Salvador, com 46.

Quem ficou entre as opções ‘de última hora’ foram as cidades de Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Belém (PA), com uma média de 37 dias de antecedência nas compras.

Europa lidera procura por destinos no Carnaval

Para quem optou por curtir o período da folia fora do país, Lisboa foi a cidade mais procurada, com 12,11%. A capital portuguesa, apesar de fora do Brasil, também comemora o Carnaval com um jeitinho brasileiro. Um dos blocos mais tradicionais da cidade, o Colombina Clandestina, chegou a reunir 10 mil pessoas em 2022 e promete um número ainda maior este ano.

Em Portugal também está o destino para o qual os viajantes mais se programam com antecedência, com uma média de 78 dias antes da viagem: a cidade de Porto, escolhida por 3,77% dos viajantes.

Segue atrás de Lisboa a cidade de Buenos Aires (8,02%), na Argentina, e Paris (4,87%), na França. Dentre os continentes mais representados, a Europa lidera a lista ainda com Londres, no Reino Unido, e Madrid, na Espanha. As cidades norte-americanas de Orlando e Nova York também foram umas das mais procuradas pelos brasileiros no período.

Assessoria de imprensa