Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia elege nova diretoria e anuncia projetos para até 2025

Destaque Paraíba

A Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia – Santura elegeu, neste sábado (04), a nova diretoria que atuará à frente da entidade durante o biênio 2023/2024. A assembleia geral aconteceu na sede da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, oportunidade em que foi aprovado o Regimento interno e apresentado o relatório com as ações que foram desenvolvidas no período de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2023, além de um amplo projeto de Turismo para o município paraibano.

Entre os inúmeros projetos propostos durante a assembleia, até fevereiro de 2025,  estão a formatação de quatro roteiros turísticos; Capacitação para o Turismo, com realização de 24 cursos; Participação em três feiras de turismo (Expo Turismo Paraíba, em João Pessoa; Ruraltur – Feira de Turismo Rural do Brasil, em Franca (SP), e BTM – Brazil Travel Marketing, em Fortaleza (CE)); Providenciar acervo fotográfico digital em alta resolução de produtos, rotas e roteiros turísticos de Santa Luzia.

Também serão viabilizados projetos de criação do Centro de Empreendedorismo e Criatividade de Santa Luzia, por meio de Emenda Parlamentar ou empresa patrocinadora; Buscar apoio da Câmara Municipal para Projeto de Lei do Executivo Municipal de preservação e melhor uso do patrimônio histórico-cultural de Santa Luzia; Viabilizar junto ao poder público municipal internet gratuita em quatro praças da cidade, para que os jovens e estudantes possam  utilizar mais o espaço público; Realizar dois Seminários de Sensibilização para o Turismo, um por ano.

A Santura trabalhará ainda para viabilizar a realização do São João Tradição de Santa Luzia, um evento democrático, onde a comunidade terá o protagonismo da festa e da programação; Estimular e apoiar o São João dos Bairros e das Praças, sem limite de horário para começar ou terminar; Realizar reunião mensal transmitida em Rede Social para acompanhamento das ações realizadas e em andamento.

Aposta e incentivo ao turismo religioso

No campo do turismo religioso, a associação pretende fortalecer a Festa do Rosário, a Festa de Santa Luzia, a Páscoa para Todos e o Natal Iluminado como eventos turísticos, gerando fonte de renda para os artistas da terra e toda a cadeia produtiva de eventos (os barraqueiros, palco, som, iluminação, aluguel de mesas e cadeiras, filmagem e fotografias, decoração). 

Ainda estão nos projetos a serem desenvolvidos ao longo desses dois anos a formatação do Cicloturismo como produto turístico da região Vale dos Sertões; Participação como entidade filiada no Fórum de Turismo Vale dos Sertões; Buscar o Microcrédito através do Empreender Paraíba para apoiar os Empreendedores da Cultura e do Turismo; Criar um Site comercial do destino turístico de Santa Luzia.

A diretoria tem o objetivo de aumentar o número de associados, com a previsão de inscrever 100 novos filiados. Pretende contratar uma consultoria para elaboração da política de turismo, cultura e economia criativa, com o objetivo de favorecer a diversidade, a criação de empregos e o desenvolvimento econômico. “A cultura é um ativo de enorme valor para uma cidade em desenvolvimento, traz benefícios culturais, mas também pelos impactos sociais e econômicos positivos”, afirmou Regina Amorim, eleita primeira secretária da Satura.

Associação pretende criar a Cidade dos Artistas

Outros projetos de maiores investimentos também estão previstos no longo prazo, como a criação da Cidade dos Artistas, que funcionará como um distrito criativo que abrigará artesãos e cantores, produtores de teatro, de danças, trios de forró pé de serra, com anfiteatro e paisagismo. “Nossos artistas precisam ser tratados com dignidade e qualidade de vida”, enfatizou Regina Amorim.

Também está no radar da Santura a criação do Armazém da Moda, um espaço coletivo para produção de moda atemporal; Contratação de um estilista de moda criativa para assessorar as costureiras, bordadeiras, crocheteiras, visando inseri-las no mercado do Turismo da região.

Para Regina Amorim, uma das incentivadoras de ações colaborativas e coletivas, a nova diretoria da Santura tem condições de dar continuidade e de avançar mais ainda, “com ações que contribuirão para o desenvolvimento do turismo e da cultura, pois tem como propósito o fortalecimento da governança, a execução do plano de turismo, com ações estruturantes, inovadoras, sustentáveis, inclusivas e de responsabilidade social.”

Nova diretoria da Santura no biênio 2023 e 2024:
Presidente: Nelson Xandoca de Medeiros Junior
Vice-presidente: Fernando Antonio de Oliveira
Tesoureiro: Ricardo Amancio de Lima
Vice tesoureiro: Gileide Ferreira da Silva
1º Secretário: Regina Lúcia de Medeiros Amorim
2º Secretário: Manoel Antonio Boaventura Marinho.
Para o Conselho Fiscal:
Titulares: Nadinaldo Dantas de Medeiros, Irenice Maria de Medeiros e Luiz Bento dos Santos
Suplentes: Elton John Medeiros de Oliveira, Maria Luzia da Nóbrega Costa e José Marinho de Lima.

Fábio Cardoso