Município de Dona Inês (PB) lança passaporte da trilha “Caminho das Ararunas” com 120 km

Destaque Paraíba

A Prefeitura do município de Dona Inês, localizado no semiárido paraibano, através da Secretaria de Turismo, lança, neste sábado (11), o passaporte da trilha de longa distância “Caminho das Ararunas”. O lançamento vai acontecer às 19h, no Espaço da Memória, com a presença de autoridades, prefeitos dos municípios envolvidos, comerciantes locais e convidados.

A trilha “Caminho das Ararunas” vai passar por quatro municípios: Dona Inês, Araruna, Riachão e Tacima, e será a maior trilha de longo percurso do Nordeste. As prefeituras das respectivas cidades, a agência do Sebrae Araruna e o Fórum de Turismo do Curimataú estão apoiando o projeto.

O lançamento do passaporte turístico é a primeira ação de promoção da trilha depois da reformulação e inclusão de novos municípios. O documento será entregue a turistas que decidirem desbravar os mais de 120 quilômetros que reúnem paisagens incríveis, entre matas nativas, cachoeiras, lajedos e monumentos dos quatro municípios.

A trilha é constituída por oito trechos, que podem ser finalizados em dias seguidos, continuadamente, ou em dias separados, de maneira intercalada. Nas paradas estratégicas os trilheiros receberão, nos passaportes, o carimbo dos próprios moradores ou representantes de associações rurais, ficando registrada a conclusão de cada uma das etapas. No passaporte haverá ainda a ficha médica para preenchimento com informações pessoais, como o tipo sanguíneo e telefone para emergência.

“O projeto também ganha relevância porque cria um vínculo entre os aventureiros e os moradores das comunidades locais, estabelecendo um intercâmbio cultural e fomentando a economia dessas localidades”, afirmou o coordenador da trilha, Ricardo Câmara.

A gerente da agência do Sebrae Araruna, Heloísa Mireli, ressaltou a união para o lançamento da trilha: “A cooperação entre os parceiros para o alcance dos objetivos em comum foi primordial para a participação, união e fortalecimento de todos os municípios envolvidos. A liderança do presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, Ricardo Henrique, foi de suma importância para a consolidação do “Caminho das Ararunas”, juntamente com as secretarias de turismo empenhadas em colocar o turismo como destaque nos seus respectivos municípios”.

Cada município envolvido fará um lançamento da etapa da trilha na sua cidade. Em Dona Inês o lançamento, no próximo sábado, 11, contará também com a presença de jornalistas convidados para conhecer os locais que os trilheiros percorrerão, entre eles a trilha do Rio Curimataú e a trilha da Mata do Seró, assim como a Comunidade Quilombola Cruz da Menina e os famosos painéis de grafite feitos na pedreira da cidade.

O secretário de Turismo de Dona Inês é um entusiasta do ‘Caminho das Ararunas”. Josenildo Fernandes defende que o município tem grande potencial para o turismo: “ Temos cachoeiras, rios, matas nativas. E nossa gente maravilhosa. Quem fizer nossos roteiros vai se encantar. São municípios de paisagens incríveis. Depois da pandemia o turismo também mudou, as pessoas querem mais conexão com a natureza”.

Serviço:
Lançamento do Passaporte do “Caminho das Ararunas”
Local: Espaço da Memória – Município de Dona Inês
Horário: 19h

Assessoria de imprensa