Sombra, chuveirão e cerveja para refrescar o folião no Carnaval do Sítio, em Olinda

Brasil

O Carnaval de Olinda é conhecido em todo o Brasil como um dos maiores do País. A infinidade de blocos, troças, maracatus, caboclinhos e personagens típicos da folia desfilando pelas ladeiras nos quatro dias de festa momesca é um dos motivos para tanta fama. Neste primeiro Carnaval pós-pandemia, no entanto, a descontração e espontaneidade típicas do Carnaval olindense se equilibram com o aumento do número de serviços voltados, especialmente, para bem-receber os turistas que vão atrás da animação das ladeiras.

Entre os espaços mais disputados, está o Carnaval do Sítio, day use que promete conforto numa área arborizada e com direito a chuveirão para refrescar (bem típico do Carnaval de Olinda). Lá estarão à venda drinques e comidas com pegada pernambucana assinadas pelo chef Yuri Machado, do restaurante Cá-Já. Para completar, a grade de shows não vai deixar ninguém parado. O espaço foi montado pela Produtora Aurora Musical atrás da pista de skate da Praça do Carmo, na área conhecida como Sítio de Seu Reis, quartel general do Carnaval.

Do Sábado de Zé Pereira à Terça-Feira Gorda, a casa, que presta homenagem ao fotógrafo Xirumba, vai oferecer day use com todo o conforto e segurança que o folião precisa para curtir o melhor da festa a 200 metros do principal palco de Olinda. “A ideia é ter um espaço para dar uma relaxada, recuperar as energias, enquanto se passa o dia em Olinda, de uma maneira confortável”, afirma o produtor e um dos idealizadores, Félix Aureliano.

O agito vai começar cedo no “Carnaval do Sítio” nos quatro dias de folia. Às 10h, o DJ Juniovéi inicia o esquente do público, mandando ver da tropicália ao samba, passando pelo manguebeat e o brega pernambucano. Ao meio-dia, o frevo toma conta do espaço, com a Orquestra de Frevo do Babá. A cada dia, convidados especiais prometem “tocar fogo na massa”. No sábado o grupo Ska Maria Pastora apresenta o projeto ‘Skafrevando’, ao lado de Magrão. No domingo, será a vez de Gustavo da Lua e Gilú Amaral. Na segunda, Alexandre Urêa, e para encerrar, na terça-feira, tem Roger Man e Lala K.

Foto: Skafrevando

Gastronomia

Além da cerveja da Hop Bros, patrocinadora oficial da festa, as bebidas estarão sob o comando do Bar Besta Fera, tradicional reduto boêmio da Rua Mamede Simões, que se muda do Centro do Recife para o coração da folia olindense.

Para petiscar, no estilo da gastronomia contemporânea equilibrada com pratos regionais do restaurante Cá-Já, o chef Yuri Machado prepara seus Bolinhos de Siri, espetinho, sanduíche Coraçalho e pizza, com opções veggie.

Mimos

Além da boa música, boa comida e serviço de bar de primeira e ainda do conforto de contar com uma área arborizada para se recuperar entre um bloco e outro, o público terá à disposição no Carnaval do Sítio o serviço de make-up glitter, copos personalizados, quick massage e um chuveirão, para refrescar e renovar as energias bem ao estilo do Carnaval nas ladeiras. No espaço, funcionará também o Lambe-Lambe Digital e lojinha oferecendo produtos personalizados.

Homenageado

Atuando como fotógrafo há 48 anos, Arlindo de Souza Amorim, mais conhecido como Xirumba, fez história com sua arte no Nordeste, retratando temas como o Carnaval de Olinda e colaborando com a TV Viva. Autor do livro ‘Deu Praia e mais dois prontos para impressão – Com Gosto de Areia e Os Sertões do Juro Que Vi’ – Xirumba é internacionalmente reconhecido através de suas exposições realizadas no Recife, em Olinda, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Paris, Cidade do México, Guadalajara, Santiago de Cuba e Valência. Também ficou conhecido por distribuir suas fotos em cartões-postais, mantendo seu trabalho sempre em circulação pelo mundo.

SERVIÇO:

Carnaval do Sítio – R. Dom Pedro Roser, 190, Carmo, Olinda. De sábado a terça-feira (18 a 21/2), a partir das 10h. Ingressos: R$ 100 (1º lote), à venda na Bilheteria Digital

Assessoria de imprensa – Foto: Hugo Muniz