Estimular o desenvolvimento do turismo e colaborar para o fortalecimento da sua cadeia produtiva no estado da Paraíba. Esse é o propósito do Sebrae/PB, a partir da execução de projetos voltados à exploração da atividade turística e apoio ao crescimento econômico das regiões, com foco, na prática de experiências de inovação, tecnologia e sustentabilidade.
De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o papel desempenhado pela instituição inclui ações estratégicas como a organização de eventos, prestação de consultorias e orientações para qualificação dos pequenos negócios e comunidades que estão inseridos no ambiente turístico. “O objetivo é qualificar os territórios para o desenvolvimento do turismo, com visão voltada à economia criativa e economia da experiência. Tratar o fortalecimento da governança, formatar rotas e roteiros turísticos, disponibilizar consultorias para preparar os equipamentos turísticos são algumas das ações que são realizadas pelo Sebrae”, comentou.
Através do projeto “Sebrae Turismo Criativo e Colaborativo 2023” a instituição pretende fortalecer ainda mais a divulgação dos produtos, rotas e roteiros turísticos do estado, desenvolvendo as potencialidades de cada região. Segundo Regina Amorim, cada área tem sua caracterização própria e precisa ser explorada de forma criativa para o público visitante.
“O turismo é uma atividade econômica bem democrática, pois impacta positivamente em mais de 500 atividades. Além disso, o fluxo de turistas contribui para a movimentação da economia com nova injeção de recursos financeiros no território. Neste sentido, o intuito do Sebrae é fortalecer a identidade turística regional e promover a melhoria da qualidade e da gestão dos serviços do destino turístico. Outro aspecto fundamental é a prospecção e acesso a novos mercados para fortalecer a cadeia produtiva”, concluiu.
Expo Turismo Paraíba
O evento é uma das ações de destaque do Sebrae para incentivar o turismo e está programado para acontecer no período de 25 a 27 de maio deste ano, no Centro de Convenções da cidade de João Pessoa. Além de concentrar os atrativos das 12 regiões turísticas da Paraíba, que compõem o Mapa da Regionalização do Turismo (MTUR), a programação vai contar com 150 estandes em sua estrutura e a participação de 300 expositores. A expectativa de público é avaliada em 18 mil pessoas no local e 20 mil acessos através da plataforma digital de divulgação. Na edição anterior, mais de 90 municípios do estado participaram das ações da Expo Turismo Paraíba.
Assessoria de imprensa