ESNP oferece Curso de Formação Profissional em Sommelier de Cachaça

Cotidiano

Quatro especialistas em cachaça se uniram para ministrar um curso completo de Formação em Sommelier de Cachaça, que está sendo oferecido pela Escola de Negócios e Profissões, a ESNP, em João Pessoa, nos dias 15 e 22 de abril e finaliza dia 06 de maio. Maurício Carneiro, Sommelier de Cachaças e consultor na área de legalização junto ao Ministério da Agricultura, palestrante sobre história da cachaça e processos produtivos; Murilo Coelho, mestre alambiqueiro e mestre Cachacier pelo Cana Brasil, é produtor de cachaça e proprietário do Engenho Nobre, em Cruz do Espírito Santo; Adilson Santana, cozinheiro, com formação em Gastronomia pela Faculdade Senac, líder da Comunidade Slow Food Parahyba, professor de Gastronomia e CEO da ESNP e Moisés Araújo, bartender, barista e mixologista pela Faculdade Senac e há mais de dez anos atuando no setor de alimentos e bebidas .

Os quatro especialistas vão oferecer um conteúdo completo neste Curso de Formação em Sommelier de Cachaça, cujo objetivo é capacitar profissionais do mercado, entre eles, garçons, bartenders, maitres, gerentes e proprietários de estabelecimentos, além do consumidor e apreciador da bebida genuinamente brasileira.

A profissão de Simmelier de Cachaça foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho em março de 2022. As aulas serão ministradas em três sábados durante a manhã e a tarde. A programação foi dividida em quatro módulos. Maurício Carneiro ministrará os temas História da Cachaça, Ciclo da Cana de Açúcar, O que foi a Revolta da Cachaça, Processo de Produção de Cachaça de Alambique e Coluna, Legislação, Legalização de alambiques, Rotulagem, Tipos de cachaças e Boas práticas da fabricação.

Murilo Coelho ministra o segundo módulo abordando os temas: Análise Sensorial, Diferenças e semelhanças da cachaça e outros destilados, Análise Visual, Olfativa e Degustativa, Influência das Madeiras, Terroir das cachaças, Envelhecimento maturação, Blends, Tosta de barris, concursos nacionais internacionais fichas de avaliação.

O aluno do Curso de Formação Profissional em Sommelier de Cachaça terá oportunidade de conhecer um engenho e todo o seu processo de fabricação durante a visita técnica com aula de campo para assimilar os conceitos teóricos na prática. Na ocasião haverá uma degustação para a análise sensorial das cachaças e dos temas aromas, gosto e retrogosto, persistência, sensações gustativas, acidez, taninos, adstringência. Haverá ainda um almoço com harmonização com as cachaças.

O bartender Moisés Araújo ficará responsável pelos temas: Coquetelaria e Serviço de Bar, Uso do destilado na mixologia, Harmonização de cachaças e insumos, Elaboração de coquetéis, prática de coquetelaria, de serviço de bar e degustação dos coquetéis preparados na hora. O professor Adilson Santana juntamente com Maurício Carneiro ministram o último módulo, que abordará sobre a Carta de Cachaças, Formatação, Parâmetros de escolha das cachaças, Montagem de cartas, Gestão de estoques, Harmonização com gastronomia, com carnes, com temperos, com doces e com outras bebidas. Exercício de degustação de cachaças harmonizadas com gastronomia. Os alunos terão ainda uma consultoria online para tirar dúvidas.

O curso inclui, além das aulas com a programação exposta, apostila digital, grupo exclusivo no whatsap, certificado de formação, atividades práticas como visita guiada a um engenho com transporte e alimentação inclusos, degustações e oficina de preparação de drinks com cachaça.

Serão 24 horas/aula, sendo 16 horas em sala de aula e 8 horas em visita técnica ao Engenho Nobre, além de 4 horas para consultoria em ambiente virtual. O aluno estará formado em Sommelier de Cachaça, o destilado brasileiro que cresce na preferência do Brasil e de outros países. O Sommelier é capacitado para distinguir as várias nuances olfativas e sabores que as madeiras passam para as cachaças, montar uma carta de cachaças, entender sobre a legislação do setor, harmonizar cachaças com comidas e bebidas, preparar drinques e coquetéis e entender o processo de produção da cachaça.

Serviço:
Curso de Formação de Sommelier de Cachaça
Promoção: Escola de Negócios e Profissões ESNP
Maiores informações: whatsapp (83) 9 9392-3808
Apoio: Confraria Paraibana da Cachaça e Engenho Nobre.

Assessoria de imprensa