Aeroporto de João Pessoa tem melhor performance entre os equipamentos administrados pela Aena Brasil no Nordeste

Destaque Paraíba

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa (PB), foi o que registrou as melhores performances entre os seis equipamentos administrados pela Aena Brasil no Nordeste, em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O equipamento apresentou crescimento no número de passageiros no mês e no acumulado do ano e também em operações. Por outro lado, o Aeroporto de Campina Grande, João Suassuna, apresentou dados negativos.

A Aena Brasil administra, além dos dois aeroportos paraibanos, os de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Juazeiro do Norte (CE).

De acordo com a Aena Brasil, com informações repassadas pelas companhias aéreas que operam no Castro Pinto (Gol, Azul e Latam), o aeroporto registrou um crescimento de 19% no número de embarques e desembarques. Ao todo, em fevereiro, 105.797 passageiros cruzaram os portões para viajar. Apenas os aeroportos de Aracaju (+18,7%) e do Recife (+5,0%) apresentaram crescimento no mês. O aeroporto de Campina Grande registrou queda de 26,1%.

No acumulado do ano (janeiro e fevereiro), o Castro Pinto se destacou entre os aeroportos da Aena Brasil na região. Os dados apontam que houve um crescimento de 22,7% no número de embarques e desembarques, com 255.013 pessoas passando pelos portões para viajar. O aeroporto de Aracaju registrou um aumento de 16,9%, enquanto o de Recife reportou um crescimento de 5,1%. Novamente, Campina Grande teve queda, de 8,1%. Nos seis aeroportos, houve um crescimento de apenas 5,7%, com 2.569.945 passageiros embarcando e desembarcando.

Em relação ao número de operações/voos, o aeroporto de João Pessoa voltou a liderar em crescimento, em fevereiro. Foram 928 operações no mês, um aumento de 8,8%, à frente do aeroporto do Recife, que registrou elevação de 7,6%. Os outros equipamentos registram queda, como o de Campina Grande, com -16,5%. No acumulado do ano, João Pessoa teve crescimento de 15,5% (2.207 operações); Recife, de 7,6% e Aracaju, de 1,3%. Campina Grande teve queda de 5,2%.

Fábio Cardoso