Como achar o melhor vinho da Espanha?

Destaque Mundo

A gastronomia espanhola é uma das mais diversas e completas do solo europeu. A Espanha é um destino turístico muito atraente para quem gosta de comer e beber, pois, além das comidas típicas e deliciosas, possui várias regiões vinícolas. Algumas dessas regiões possuem reconhecimento internacional pela incrível qualidade de seus vinhos. Por exemplo, El Priorato (Tarragona), Ribera del Duero (Castilla y León), e La Rioja (uma província localizada no norte da Espanha com uma cultura vitivinícola única) são famosas no mundo por seus vinhos tintos. Em relação aos vinhos brancos, o melhor lugar para encontrar este tipo de produção é sem dúvida a região da Galiza, em municípios como Rias Baixas e Ribeira Sacra.

As grandes cidades espanholas normalmente não são tão famosas pela produção de vinho. No entanto, em Barcelona, por exemplo, a qualidade dessa bebida começou a melhorar e por isso não é estranho se deparar com muitos bares de vinhos para experimentar tanto produtos jovens e suaves quanto alguns mais fortes e envelhecidos.

Saiba que para poder entender todas as informações em relação aos vinhos espanhóis é necessário saber dominar o idioma. Por isso, existem diferentes locais para estudar espanhol em Barcelona, que oferecem modalidades interativas para que o aluno possa conhecer novos lugares e aprender a língua em situações da vida cotidiana.

Esses estabelecimento de aprendizagem são excelentes opções para estudar espanhol em Barcelona e adquirir o idioma de forma simples e rápida. Isso permite aproveitar os inúmeros tours vinícolas que a Espanha oferece ao longo de todo o seu território, compreendendo cada um dos detalhes relatados pelos guias.

Entender todas as informações é essencial, especialmente levando em conta que a região da Penedès, que fica entre Barcelona e Tarragona, é uma das mais importantes e possui 170 vinícolas de alto, com alguns dos melhores vinhos da Espanha.

Por outro lado, Madri também possui uma longa tradição na produção de vinhos, embora hoje não seja uma das regiões mais importantes do país nesse campo. Os vinhos madrileños são bastante desconhecidos, e por esse motivo o governo está trabalhando para posicioná-los novamente no mercado, como antigamente.

Os melhores vinhos da Espanha por região
Como mencionamos anteriormente, a gastronomia é um dos grandes pontos fortes da Espanha, sendo uma referência em toda a Europa. Conhecer as diferentes regiões do país e aproveitar para experimentar os diferentes vinhos de cada uma delas é ideia muito interessante.

Noroeste da Espanha, o berço dos vinhos brancos
Esta região possui um solo fértil para a produção de vinho branco. Nesse sentido, regiões de Rias Baixas, Ribeiro, Ribera Sacra e Monterrei são as que possuem os produtos de melhor qualidade. Os tipos de uvas cultivados no noroeste da Espanha são Mencía, Albariño, Espadeiro, Torrontés, Treixadura e Godello. Os tipos de uvas acabam sendo um componente fundamental para conseguir algumas das melhores versões de vinhos encontrados no país.

O Vale do Duero e o Vale do Ebro: vinhos tintos e brancos
As duas regiões possuem a particularidade de dividir suas plantações e ter um solo no qual podem ser cultivadas uvas para vinhos brancos e tintos. No caso do Vale do Douro, destacam- se as produções de cidades como Zamora e León, enquanto no Vale do Ebro, La Rioja, Navarra e Logroño são as mais reconhecidas.

A Costa Mediterrânea, mais do que belas praias
Esta área é normalmente conhecida por suas praias paradisíacas, mas também possui uma importante região dedicada à produção de vinhos, principalmente tintos e espumantes. Nesse sentido, as cidades mais importantes são sem dúvida Barcelona, Valência e Alicante.

A Meseta Central e seus pontos escondidos
A região central da Espanha não é das mais famosas em termos de produção de vinho. No entanto, possui produtos de alta qualidade que estiveram de moda antigamente e aos poucos estão começando a recuperar seu lugar. Badajoz, Toledo e Madri são as principais cidades que estão recebendo muito investimento para para promover esses produtos de alta qualidade (principalmente vinhos tintos), a fim de recuperar o prestígio que caiu no esquecimento.

Andaluzia e os sabores mais doces
A região sul do país também possui praias charmosas, mas em termos de produção de vinhos possui uma particularidade que não é encontrada em outras regiões: os chamados Vinos de Postre (Vinhos de Sobremesa), ideais para beber depois de uma refeição. Málaga, Córdoba, Sevilha e Cádiz são as cidades mais importantes na produção desse tipo de vinhos. Vale ressalta que se bem foram criados para ser bebidos como sobremesa, devido ao seu alto teor de açúcar, é preciso ter muito cuidado pois a graduação alcóolica é muito maior do que as outras variantes.

As ilhas também possuem seus próprios vinhos
Embora as ilhas espanholas estejam voltadas principalmente às atividades turísticas, o vinho é outra de suas grandes atrações, já que as plantações de Mencía, Listón Negro, Verdello, Godello, Forastera, Listán e Moscatel dão origem à produção de vinhos brancos e vinhos de sobremesa.

O município de Binissalem e a área de produção Plà I Levant, ambas localizadas na ilha de Mallorca, são os principais centros que dão origem ao desenvolvimento vitivinícola da região.

Redação