MSC World Europa, o navio de cruzeiros mais avançado em termos ambientais do mundo, começa a navegar pelo Mediterrâneo

Brasil

O inovador novo navio da MSC Cruzeiros – o MSC World Europa – chegou à Europa para iniciar sua primeira temporada de verão pelo Mediterrâneo. Entregue em outubro de 2022 pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, o MSC World Europa é o maior navio da MSC Cruzeiros e o primeiro a ser movido a gás natural liquefeito (GNL). Ele possui o melhor desempenho para navios de cruzeiro de grande porte em operação no mundo em termos de emissões de CO2eq por passageiro¹.

Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil, disse: “É com muito orgulho que damos as boas-vindas ao MSC World Europa no continente europeu para iniciar sua primeira temporada pelo Mediterrâneo. Esse navio inovador é a prova do nosso compromisso inabalável com os cruzeiros sustentáveis, ele possui uma série de inovações sem precedentes em termos de tecnologias ambientais e marítimas. O MSC World Europa representa um grande passo em nossa jornada para atingir a meta de zero emissões líquidas até 2050.”

O navio será abastecido com GNL durante toda a temporada, tendo seu primeiro abastecimento programado para 15 de abril de 2023, em Marselha. O GNL é o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente. Comparado aos combustíveis marítimos padrão, o GNL praticamente elimina as emissões de poluentes atmosféricos – incluindo óxidos de enxofre e partículas finas – além de reduzir os óxidos de nitrogênio em até 85%.

O GNL também desempenha um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas, pois oferece uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito estufa e está abrindo caminho para a adoção de combustíveis não fósseis sustentáveis, como o bioGNL e GNL sintético.

Tecnologia exclusiva de célula de combustível

O MSC World Europa é o primeiro navio de cruzeiros contemporâneo do mundo a apresentar a nova tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) movida a GNL. O navio inclui um demonstrador SOFC de 150 quilowatts que utiliza GNL para produzir eletricidade e calor a bordo de maneira altamente eficiente, por meio de uma reação eletroquímica.

Isso pode ser uma chave para desbloquear ganhos significativos em sustentabilidade ambiental no futuro. Graças a esta maior eficiência, o SOFC tem o potencial de reduzir substancialmente as emissões de gases de efeito estufa em comparação com um motor de GNL convencional, sem produzir emissões de óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre ou partículas finas. Uma grande vantagem é que a célula não é apenas compatível com o GNL, mas também com possíveis novas fontes de combustíveis de baixo carbono, como metanol verde, amônia, hidrogênio líquido e bioGNL ou GNL sintético.

Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros, disse: “Quase seis meses após o início dos testes, o desempenho da célula de combustível tem se mostrado excelente e não vimos nenhum sinal de problemas de segurança ou de manutenção. Até hoje, a eficiência — medida a partir da energia que podemos gerar com a mesma unidade de combustível — está bem acima da eficiência de um motor de combustão interna, superando nossas expectativas. Operamos o sistema continuamente e ele forneceu uma produção estável, ainda melhor do que nosso retorno previsto de 150 quilowatts. Obviamente, esta é uma pequena fração da energia que precisamos, mas estamos confiantes de que o sistema pode ser ampliado em construções futuras. Reconhecemos que isso exigirá uma estreita colaboração com parceiros dentro e fora de nossa indústria, e é por isso que a MSC Cruzeiros está ativamente envolvida em várias iniciativas de pesquisa e diferentes parcerias que compartilham de um objetivo comum que é acelerar a transição para um futuro com zero emissões líquidas.”

Uma série de outras características ambientais

O MSC World Europa está equipado com conectividade de energia proveniente de terra, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono enquanto os navios estão atracados nos portos, bem como um sistema avançado de tratamento de águas residuais (AWTS) que atende aos mais altos requisitos regulamentares do mundo, incluindo o chamado “Padrão Báltico”. Esse sistema trata todas as águas residuais produzidas a bordo para se aproximar dos padrões de água da torneira. O navio também inclui um sistema de tratamento de água de lastro, que evita a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por meio de descartes de água de lastro, em total conformidade com a Convenção de Gerenciamento de Água de Lastro da IMO.

O navio possui toda uma equipe de tripulantes dedicada a implementar os rígidos protocolos de gerenciamento de resíduos, que separam todos os materiais em sete tipos distintos, por exemplo, vidro, alumínio e papel, com equipamentos especializados para triturar ou agrupá-los na instalação de gerenciamento de resíduos do navio.

Além disso, o MSC World Europa apresenta um sistema de gerenciamento de ruído irradiado subaquático para minimizar a perturbação da vida marinha além de uma ampla gama de equipamentos com eficiência energética, com objetivo de otimizar o uso do motor e as necessidades de energia do navio para reduzir ainda mais as emissões. Ele também é equipado com sistemas automáticos de coleta de dados para monitoramento de energia remoto e análise avançada de energia, permitindo suporte em terra, em tempo real, para otimizar a eficiência operacional a bordo.

Experiência de cruzeiro de última geração

Durante esta primeira temporada pelo Mediterrâneo, os hóspedes a bordo do MSC World Europa poderão experimentar as extraordinárias características e os espaços impressionantes do navio, incluindo a espetacular World Promenade, as experiências gastronômicas imersivas, opções de entretenimento de alto nível e a maior e mais emocionante área infantil da frota da MSC Cruzeiros.

Assessoria de imprensa