Maringá (PR) quer entrar no calendário das maiores festas juninas do Brasil, com consultoria de um paraibano

Brasil

A cidade de Maringá (PR) pretende entrar no calendário nacional das maiores festas juninas do país. Para que isso aconteça, a diretoria do Expoingá levou para a cidade o consultor de festas juninas de Campina Grande, Lima Filho. O paraibano já começou a traçar o projeto para a realização do evento que, na sua primeira edição, terá apenas quatro dias, mas a proposta é realizá-lo por 30 dias, assim como as maiores festas juninas, a exemplo de Campina Grande, que promove o Maior São João do Mundo.

Lima Filho foi convidado a ir até Maringá pela direção da Sociedade Rural de Maringá, idealizadora da Exponigá, uma das maiores feiras agro do Brasil. “Eles me convidaram para uma consultoria sobre a criação do São João local. Após dois dias de estudos da cultura local, os espaços e direcionamentos, nasceu o “Rural Maringá Junino”,  o Maior São João do Sul do Brasil”, afirmou o consultor paraibano.

O evento está previsto para ser realizado nos dias 22 a 25 de junho, dentro das instalações da Sociedade Rural de Maringá, com expectativa inicial de público de 40 mil pessoas por dia. “O evento buscará resgatar a tradição dos festejos juninos de Maringá com uma conexão com os festejos juninos do Nordeste, em especial a Paraíba”, pontuou Lima Filho. 

“Nesse sentido, haverá quadrilhas juninas, brincadeiras juninas, shows com artistas nacionais, cenografia junina, um mega evento no gigantesco espaço da Sociedade Rural de Maringá”.

De acordo com o consultor, a ideia da criação do evento nasceu após uma visita ao São João de Campina Grande pela presidente da Sociedade Rural, Maria Inaclesia, e o grande produtor de eventos japoneses, Sergio Takao. Os dois são  de Maringá.

Virgulima fará apresentações e ativações antes do evento

Lima Filho esteve em Maringá a convite da direção da Sociedade Rural Maringá

Antes do início do evento, ainda haverá muito trabalho. Lima Filho retornará a Maringá, desta vez como Virgulima – um personagem criado por ele – para se apresentar e fazer algumas ativações para despertar o interesse da população da cidade e região para participar do São João e, para isso, já está sendo organizada uma quadrilha junina com orientação de uma campinense que mora na cidade (Ana Paula), que tem um grupo folclórico na cidade paranaense. 

“Vou levar uma quadrilha junina para dentro da Expoingá. A programação que está sendo formatada também contará com uma palestra da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, abordando os temas como ‘Turismo e Festejos Juninos’. Essa palestra está marcada para o dia 10 de maio. No período de São João, o Virgulima estará presente novamente.

Maringá é a sétima maior cidade do Sul do Brasil em número de habitantes, fica a 426 km de Curitiba e está próxima a outros destinos turísticos paranaenses, como Londrina (98 km), Cascavel (267 km) e Foz do Iguaçu (405 km). Lima Filho disse que não tem dúvidas de que o São João seja um novo marco econômico para o município, que tem recursos e espaços para promover qualquer tipo de evento.

Fábio Cardoso