Lula dá posse aos novos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse, nesta quinta-feira (05), aos 246 novos integrantes (veja lista) do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), órgão que volta a funcionar neste terceiro mandato do petista. O ‘Conselhão’, como vem sendo chamado, foi criado  por Lula na primeira gestão (2003-2007), o colegiado havia sido extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ‘Conselhão’ tem a missão de auxiliar o presidente na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico, social e sustentável, além de analisar e articular propostas com setores da sociedade. 

Entre os novos integrantes está Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur no Governo Lula e atual diretora de alianças estratégicas da CVC Corp. A executiva fará parte do grupo que vai discutir políticas para o setor do Turismo, como o desenvolvimento sustentável de destinos e novas linhas de crédito para viagens. 

“Sempre vou querer colaborar com as políticas públicas de Turismo do Brasil. Pretendo ser uma voz do Turismo nesse conselho, levar sugestões e trazer uma série de colaborações. É importante para nós focarmos na reconstrução do setor, e, no ‘Conselhão’, teremos espaço para sugerir e debater todos os temas. Espero que consiga colaborar com o Turismo brasileiro para trazer bons resultados para o setor em um futuro próximo”, afirmou.

Jeanine Pires coloca CVC Corp à disposição da Paraíba

Um dia antes de tomar posse no ‘Conselhão’, Jeanine Pire manteve um encontro com o deputado federal paraibano, Romero Rodrigues (PSC-PB), em Brasília. Romero é presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal. De acordo com Jeanine Pires, o encontro serviu para se conhecerem pessoalmente e colocar a CVC Corp à disposição da Paraíba e da Comissão de Turismo da Câmara. 

O parlamentar presidiu, na quarta-feira, uma audiência pública da Comissão, que discutiu o impacto da reforma tributária (PECs 45/19 e 110/19) no setor de turismo, atendendo um requerimento de sua própria autoria. “A importância do turismo para a economia do Brasil e do mundo é inegável, uma vez que promove geração de empregos e renda para milhares de brasileiros que atuam direta ou indiretamente no setor, bem como a conservação e promoção de patrimônios materiais e imateriais do nosso País”, disse o deputado.

“Com a retomada das atividades, o setor de turismo tem se recuperado relativamente rápido e, com os incentivos corretos, poderá atingir o seu potencial máximo e voltar a gerar benefícios à população brasileira”, ressalta Rodrigues.

Jeanine Pires participou da audiência pública, que teve como convidados Foram convidados para o debate o diretor da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio; a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Magda Nassar; os presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Manoel Linhares; do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Murilo Pascoal; da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz. a gerente jurídica da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., representando a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Graziela Carvalho.

Fábio Cardoso com Agência Câmara