Conheça 7 destinos incríveis para mergulho pelo Brasil

Brasil

A variedade nas opções de passeios turísticos brasileiros também alcança as atividades submersas. O mergulho profissional e amador é um mercado consolidado, mas que voltou a se expandir nos últimos anos, devido aos incentivos de conexão e preservação da natureza. Com isso, é possível encontrar de Norte a Sul do país locais para explorar de maneira, literalmente, imersiva.

Os praticantes da modalidade não precisam, necessariamente, adquirir um equipamento próprio para poder mergulhar. No entanto, devem ter um domínio básico da teoria e da prática que envolvem a atividade. Além disso, é essencial contar com o apoio de um profissional ou uma equipe capacitada e experiente todas as vezes que for para debaixo d’água.

Assim sendo, vale a pena planejar as novas aventuras a partir da lista atualizada sobre os 7 itinerários nacionais que surpreendem e encantam os exploradores do mundo submerso.

1 – Bombinhas (SC)
Quando o tema versa sobre os mergulhos, poucas pessoas conseguem associá-lo com os estados do Sul. Só que em Santa Catarina, em uma cidade pequena chamada Bombinhas, está localizada uma península repleta de praias e uma rica biodiversidade marinha, com cavalos-marinhos, tartarugas e outras espécies.

2 – Bonito (MS)
Mergulhar de cilindro nas águas doces e cristalinas de Bonito está entre as sensações mais enriquecedoras para os amantes da natureza. Na caverna com cerca de 500 a 650 milhões de anos, chamada de Abismo Anhumas, pode-se visitar salões onde foram feitas expedições para o resgate de ossadas de animais pré-históricos.

3 – Jalapão (TO)
Ainda em águas doces, o Fervedouro Bela Vista é um dos destinos mais cobiçados pelos mergulhadores. O poço, com 15 metros de diâmetro, tem tons impressionantes de azul que convidam para momentos de imersão.

4 – Arquipélago de Alcatrazes (SP)
Ideal para quem sonha em mergulhar ao lado de tartarugas marinhas e observar toda a riqueza do fundo do mar. Na região, os tesouros também estão no ar, pois se encontra um dos maiores ninhais do Brasil, com mais de 10 mil aves marinhas. Não por acaso, as visitas são orientadas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade).

5 – Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (CE)
Considerada refúgio biológico do ecossistema marinho cearense, essa única unidade de conservação totalmente submersa do estado permite mergulhos autônomos com cilindro, mediante autorização prévia. O esforço da burocracia recompensa com a riqueza das espécies que se abrigam ali. Além da diversidade de peixes, foram avistadas tartarugas e golfinhos.

6 – Petrolândia (PE)
Enquanto alternativa de turismo histórico, a cidade submersa de Petrolândia oferece pontos com 19 e até 30 metros de profundidade, e apresenta a oportunidade de fantasiar uma “Atlântida brasileira”. Em 2021, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ícone emblemático local, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

7 – Porto de Galinhas (PE)
Na lista sobre o que fazer em Porto de Galinhas, o mergulho não pode ficar de fora. Além de passear nas praias de areia fina e nadar em um mar de límpido azul, os visitantes podem mergulhar nas piscinas naturais com cilindro ou snorkel e se encantar com os recifes de corais e a fauna marinha.

Assessoria de imprensa