Expo Turismo Paraíba destaca mercado MICE e tendências para o setor de eventos e negócios colaborativos

Destaque Paraíba

O mercado MICE – de turismo, lazer e negócios colaborativos – tem um lugar reservado na Expo Turismo Paraíba (25 a 27 de maio) no Centro de Convenções de João Pessoa. Promovido pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa – entidade responsável pela captação e promoção de eventos para a Paraíba – o evento discutirá estratégias para o segmento, com a participação de vários especialistas do Brasil e do exterior.

Para o presidente do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Marcus Abrantes, o encontro que acontece no segundo dia de Expo Turismo, 26 de maio, trará as principais tendências do mercado, não só no Nordeste, mas no Brasil. “O objetivo maior é a troca de experiências, ideias e direcionamento das tendências de mercado, que acima de tudo, é muito carente. A ideia do Summit MICE é gerar esse valor agregado”, destaca. Marcus acrescenta ainda que a importância do turismo MICE é “burlar” a sazonalidade do mercado, já que com um calendário de eventos é possível mitigar o impacto não só da hotelaria, mas de toda cadeia turística.

Entre os temas abordados, estão tecnologia, inovação e tendências do turismo de eventos e negócios. Na edição passada, foi debatido o metaverso, já na edição 2023 é a automação que ganha destaque. Luciana Dantas, gestora de eventos e patrocínio da Amil e vice-presidente da Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), iniciará o painel com uma provocação: o profissional de eventos será um robô? Marcus responde essa provocação destacando que ela pode até ser contraditória, pois os eventos corporativos dependem do público presencial, mas vai além.

“Precisamos discutir tecnologia, pois ela é um meio, nada vai substituir o cara-a-cara, o caráter humano no processo. Precisamos da tecnologia como uma ferramenta para otimização e evolução. Luciana vai falar da robotização do processo e o quanto isso, por analogia, pode contribuir ou não para o processo. Contamos com uma grande referência que é e o know how que ela tem na área”, destaca.

Em seguida, serão discutidas “Inovações e tendências emergentes da indústria de eventos e negócios”, com o painelista Cristóvão Monteiro. Ele é presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, co-coordenador científico da Pós-Graduação em Branding Territorial da Coimbra Business School e co-coordenador do Observatório de Branding Territorial de Portugal.

“Precisamos saber o que a Europa está fazendo, quais as boas práticas para podermos tentar trabalhar aqui um processo evolutivo. O mercado de eventos é um dos grandes segmentos do Brasil hoje e gera em torno de R$ 324 bilhões por ano, em João Pessoa, o Convention Bureau por meio da prospecção de captação dos eventos gerou são R$ 100 milhões em congressos, feiras técnicas e científicas, e eventos corporativos, só em 2019” cita.

Para Marcus, eventos como a Expo Turismo Paraíba são uma condição essencial para o processo evolutivo do turismo, não só do ponto de vista de trazer o interior e suas potencialidades, mas como gerar uma movimentação da cadeia. “A intenção do Convention Bureau Summit MICE é suprir uma lacuna e gerar uma cadeia promissora não só da perspectiva econômica, mas de divulgação comercial, técnica e científica, com várias palestras de profissionais renomados, além de agregar ao trade paraibano”, acrescenta.

Programação:
SUMMIT MICE 2023 (26 de maio)
16h às 16h15 – Abertura
16h15 às 17h – Painel: O Profissional de Eventos Será um Robô?
Palestrante: Luciana Dantas – Gestora de Eventos e Patrocínios da Amil e Vice Presidente da Alagev – Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas
17h às 17h15 – Perguntas
17h15 às 18h – Painel: Inovação e Tendências Emergentes da Indústria de Eventos e Negócios
Painelista: Cristóvão Monteiro – presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, co-coordenador científico da Pós-Graduação em Branding Territorial da Coimbra Business School e co-coordenador do Observatório de Branding Territorial de Portugal
18h às 18h15 – Perguntas

Vivass Assessoria & Comunicação