Artista Ed Ribeiro receberá título de ‘Nordestino de Destaque’ em homenagem na Paraíba

Cotidiano Eventos Culturais

O pintor dos Orixás, Ed Ribeiro, será um dos homenageados na 3ª edição do ‘Nordestinos de Destaque’, na celebração do aniversário da apresentadora de TV, Fátima Dantas. Exclusivo para convidados, o evento acontece dia 24 de maio, em João Pessoa, Paraíba, no Hotel BA’RA – Restaurante Orama.

Criador de obras com destaques internacionais e reconhecido por sua técnica intitulada “derramamento de tinta” – especulada como uma das grandes inovações do mundo da arte -, o artista plástico foi convidado por Fátima Dantas, como um dos destaques nordestinos deste ano.

Conhecida como “Rainha do Nordeste”, a paraibana é a apresentadora de TV com mais tempo na televisão brasileira falando sobre o Nordeste, a cultura nordestina e os seus conterrâneos, e aproveita, desde 2019, para homenagear pessoas importantes da região durante sua comemoração de aniversário.

“Ao chegar na Bahia em 2010, tive a oportunidade de entrevistar Ed Ribeiro, que até então eu conhecia através do Facebook. O trabalho dele, a história que ele conta na sua arte e nas suas tintas com a representação dos orixás me chamou atenção. Quando o conheci pude confirmar pessoalmente toda a magnitude da sua arte. Ele é uma pessoa que por si, inspira através das suas imagens e seu derramamento de tinta que é um marco para o mundo e esse ano ele será um dos homenageados como Nordestino de Destaque”, conta.

Para Ed é uma honra receber esse convite e título. “Estou muito feliz com essa homenagem, pois representa não apenas o reconhecimento da minha contribuição para cultura, mas também um reflexo do valor e da riqueza cultural que o nordeste possui. É um grande privilégio ser reconhecido em tantos lugares pelo Brasil, pois isso evidencia que a força e a beleza da nossa terra estão sendo valorizadas e celebradas. Essa conquista é um marco não apenas para mim, mas para toda a região, pois mostra que nossa arte, nossa história e nossas tradições têm um impacto significativo na sociedade”, comemora o artista.

Técnica intitulada Derramamento de tinta

Ed Ribeiro é natural do interior da Bahia, da cidade de Catu, a 80 Km de Salvador, é reconhecido por sua técnica intitulada Derramamento de tinta, especulada como uma das grandes inovações do mundo da arte, sendo citado por estudiosos como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21 no mundo da arte, estando entre grandes nomes.

Criador de obras com destaques internacionais, o artista plástico e seu ateliê recebem visitantes baianos, brasileiros e estrangeiros, como estadunidenses e suíços. As peças que estão em seu “santuário” consistem em materiais descartados transformados e renascidos em obras de arte, como árvores queimadas, além da exposição de suas reconhecidas telas e do Jeep de Pedra.

Uma de suas obras, considerada pelo público norte-americano como a mais expressiva de Ed Ribeiro, foi A Borboleta. A obra ganhou destaque na Philadelphia International Art Expo, em 2008.

Outro destaque presente no trabalho do artista baiano é a cultura africana, um dos pontos altos das pinturas. Nas telas o artista visa passar sua essência e espiritualidade e ao mesmo tempo quebrar o preconceito de um mundo alheio à cultura e religião do outro.

Além de ‘Pintor dos Orixás’, Ed também é escultor. Uma de suas obras de destaque é O Dinossauro, feito em uma colossal raiz de jaqueira com mais de 10 metros, onde o artista transformou em um animal pré-histórico tão real que permite ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.

Com grande contribuição para a cultura brasileira, Ed já recebeu diversas homenagens. Em 2022, além de uma biografia com autoria do escritor, jornalista e cineasta Daniel Marx, que reúne importante marcos da carreira do artista, como as mostras realizadas na Europa, a exposição no Museu do Louvre, a carreira nos Estados Unidos e também as premiações nacionais e internacionais, que consagraram o artista como o ‘Pintor dos Orixás’, também foi destaque na escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo.

O artista plástico representou a Bahia sendo o samba enredo da Escola de Samba Raio de Sol no Carnaval de 2023, em Belo Horizonte – Minas Gerais. O single ‘Braços abertos, celebrando a vida’, que conta sobre a vida de Ed teve autoria de seus amigos Carlinhos Brown, Altay Veloso, Lado Raízes e Charles Theone.

Assessoria de imprensa