Setur-JP divulga roteiros da capital paraibana na Expo Paraíba de Turismo, que reúne mais de 10 mil pessoas

Destaque Paraíba

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-JP), está participando da Expo Paraíba de Turismo. O evento, que segue até este sábado (27), acontece no Centro de Convenções da Capital e é promovido pelo Sebrae. O público estimado para os três dias de evento é de 10 mil pessoas, gerando cerca de R$ 3,4 milhões em negócios.

A Setur-JP está com um estande investindo na divulgação dos roteiros pela capital paraibana, além da economia criativa, representada pelo Doce Sonho Caseiro, Artesão da Geléia e a Cocada da Carminha. O público também poderá conhecer a rota Cicloturismo, projeto desenvolvido pela UFPB, além das peças de artesanato produzidas pelas Sereias da Penha.

De acordo com o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, a feira é um momento de interação entre todos os municípios turísticos da Paraíba e de troca de ideias no sentido de dinamizar ações em parceria, tornando o estado ainda mais atrativo para os turistas brasileiros e estrangeiros. “A partir da capital paraibana, uma das portas dos turistas na Paraíba, é possível conhecer um universo de roteiros espalhados pelo interior, bem como movimentos da economia criativa representada pelo artesanato, gastronomia, turismo de aventura, entre outros”, ressaltou.

A Expo Turismo Paraíba está abrindo essas possibilidades para cerca de 100 destinos das 12 regiões turísticas da Paraíba (Brejo, Cariri, Curimataú, Seridó, Vale dos Sertões, Vale do Mamanguape, Vale dos Dinossauros, Vale do Paraíba, Serra da Borborema, Costa das Falésias, Trilha do Potiguara e Rota do Sanhauá), e mais de 300 pequenos negócios fazem exposições na feira.

O secretário de Turismo de João Pessoa também participou, na quinta-feira (25) – dia da abertura da feira -, do Fórum de Secretários de Turismo da Paraíba. Na oportunidade, foram debatidos temas como Mapa do Turismo do Brasil, interiorização dos roteiros paraibanos e governanças como elo entre os setores público e privado para formatação de novos roteiros.

Durante o encontro, a coordenadora do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, destacou a importância do trabalho em conjunto entre todas as governanças no sentido de procurar potenciais turísticos para ampliar os roteiros pelo Brasil. “João Pessoa está pronta para ser um desses elos, incentivando os turistas a percorrerem outros roteiros pela Paraíba”, pontuou.

A Expo Turismo Paraíba tem foco no Turismo de Lazer, Mercado MICE e Negócios Criativos e Colaborativos, com objetivo de promover e fortalecer os negócios do setor turístico no estado, gerando empregos, renda e movimentando a economia local. A feira é uma ação colaborativa do Sebrae Paraíba com o Governo do Estado (SETDE e PBtur), Fecomércio/ Senac/ Sesc, Convention Bureau João Pessoa, ABIH/PB, ABAV/PB, SEHA/PB e Setur-JP.

Secom João Pessoa