Paraná cresce no Turismo com mais voos e realizará São João com espírito de Campina Grande, na Paraíba

Destaque Paraíba

Após o sucesso do Festival Internacional das Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu, nos dias 31 de maio a 02 de junho, com a presença de mais de 9 mil visitantes, começa nesta quinta-feira (17), em Curitiba (PR), o Expo Turismo Paraná. Considerada uma das maiores feiras do estado paranaense, a Expo deve receber até sexta-feira (16) um público estimado em mais de 4,3 mil profissionais e 10 caravanas de agentes de viagens que poderão conhecer cerca de 1000 marcas.

De acordo com o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o estado está pronto para superar as expectativas dos turistas brasileiros e estrangeiros e tem se preparado para atender uma demanda crescente que tem chegado por meio do Aeroporto Afonso Pena, que fica na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana. 

Em entrevista exclusiva ao TURISMO EM FOCO, durante o Festival das Cataratas, Márcio Nunes falou do otimismo sobre o resultado das ações em parceria com as companhias aéreas para aumentar o número de voos, apostando na redução do ICMS que incide no combustível de aviação. 

“O Paraná é o estado do Brasil que tem maior malha aérea com destinos para o interior. Partindo de Curitiba, são 24 conexões estratégicas, onde, em uma parceria entre o governo e as companhias Azul Linhas Aéreas e Latam Brasil, baixou o imposto que incide sobre o combustível de aviação, o que possibilitou que houvesse esse crescimento de voos em contrapartida.”

O secretário afirmou que o Paraná foi o destino que mais cresceu em termos de voos e, consequentemente, em número de passageiros, “e, num momento como esse, com o Festival das Cataratas, é importante entender que o turismo brasileiro precisa ser tratado como um todo. Nós precisamos difundir o Brasil para o mundo, porque, a partir do momento em que o turista estrangeiro venha para o Nordeste, nós podemos recebê-lo, porque nós temos boas conexões aéreas, com uma hora, duas horas, três horas de voo”, enfatizou.

O executivo continuou afirmando que a ideia do planejamento dele é tratar o Brasil como um destino e com vários produtos como o Ceará, o Paraná e assim os outros estados brasileiros.

Festa junina com DNA da Paraíba

A cidade paranaense de Maringá – distante mais de 420 km de Curitiba – realizará, pela primeira vez, um evento alusivo ao São João, no Expoingá, uma área de evento que comparta um público médio de 40 mil pessoas. A presidente da Sociedade Rural de Maringá, idealizadora da Exponigá, Maria Inaclesia, anunciou a festa, que será realizado nos dias 22 a 25 de junho, em seu primeiro ano, mas a ideia é torná-lo um evento com 30 dias de duração.

O evento, que tem o desafio de se tornar o Maior São João do Sul do Brasil, tem o DNA da Paraíba. O consultor junino, Lima Filho, de Campina Grande, esteve na cidade para promover uma consultoria e apresentar algumas ideias para serem implementadas na festa. A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, também esteve em Maringá, onde proferiu uma palestra abordando as raízes do Maior São João do Mundo, promovido na Paraíba.

Para o secretário de Turismo do Paraná, a presidente da Expoingá, Maria Inaclécia, é uma pessoa visionária e que, no Paraná, residem muitos nordestinos. “A festa, eu acho, representa a força do São João do Nordeste, porque, a partir do momento em que um estado como o Paraná, no Sul do país, enxerga como uma grande oportunidade de negócio, de diversão, de entretenimento, de encontro de famílias, mostra que todo o Nordeste é muito forte. Então, aqui no Paraná, se está começando um projeto em homenagem ao São João e às festas nordestinas.”

Márcio Nunes garantiu, sem citar Maringá, que, “com certeza estou programado, não sei qual o destino, mas vou com certeza”. 

Fábio Cardoso