Araruna, no Agreste paraibano, irá sediar a 23ª edição do Encontro Nacional de Astronomia do Brasil

Destaque Paraíba

A cantora Rita Lee sempre dizia que não acreditava em avião, mas, se o assunto fossem os discos voadores, o papo era outro, acreditava sem piscar os olhos. Os discos voadores sempre foram um tabu no mundo e tem gente, assim como a roqueira, que são estudiosos e pesquisam o aparecimento dos OVNis praticamente a vida toda.

Sendo assim, entre os dias 12 e 14 de outubro, a cidade de Araruna, no Agreste paraibano, irá sediar a 23ª edição do Encontro Nacional de Astronomia do Brasil (Enast), organizado pela Universidade Estadual da Paraíba em parceria com a Associação Paraíba de Astronomia, e que reunirá astrônomos profissionais e amadores de todos os cantos do Brasil e até do exterior. A expectativa é de que mais de 600 pessoas participem do encontro.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site www.apapb.org/23enast. Em paralelo ao evento, haverá uma programação gratuita aberta ao público geral da comunidade e das escolas da região. O valor da inscrição é de R$ 70 e dá direito a um kit evento (camisa e acessórios), além do local da acomodação (alojamento ou acampamento). Os organizadores informam que as pessoas precisarão levar o kit para acomodação, como barraca de camping, ou colchão e cobertor. Para quem preferir hospedagem em pousadas, poderá fazer sua reserva em estabelecimentos parceiros do evento.

No primeiro dia do evento, o Parque Estadual da Pedra da Boca  funcionará como um ponto de astrofotografia e de observação do céu. A programação terá palestras de pesquisadores renomados, oficinas, minicursos, exposições de pôsteres, astrofotografias e observações telescópicas, entre outros, mas ainda não foi divulgada, pois a organização está aguardando a confirmação de alguns palestrantes.

Enast’s

Os Encontros Nacionais de Astronomia (Enast’s) são realizados anualmente desde 1998 e reúnem astrônomos profissionais, amadores, entusiastas, estudantes e educadores com o objetivo de compartilhar experiências e pesquisas.

A Paraíba é um dos melhores locais a céu aberto para observar objetos astronômicos no Brasil, pois apresenta condições extremamente favoráveis à astronomia, principalmente nas regiões do Cariri ao Alto Sertão.

Redação –  Informações obtidas do Jornal A União – Foto Andrey CÂmara