Com a proximidade do período de férias escolares de julho, o movimento de vendas de pacotes turísticos tem sido bastante acelerado nas agências de viagens de todo o país. Uma análise feita pela Azul Viagens, operadora de turismo oficial da Azul Linhas Aéreas, apontou que João Pessoa está entre os 10 destinos mais procurados do mundo para o período, ficando entre os sete primeiros no Brasil.
A posição da Capital paraibana no ranking nacional não é mais novidade. Conforme dados da Azul Viagens, João Pessoa foi um dos destinos mais vendidos do País a partir do segundo semestre de 2023 e essa procura tem sido ampliada por conta do aumento da oferta de voos de mercados como os de Minas Gerais e Goiás. Giulliana Mesquita, gerente de Produtos da operadora, disse que os destinos nacionais têm uma grande diversidade e que o Nordeste tem apresentado um crescimento acima da curva.
Além de João Pessoa, estão no ranking Porto de Galinhas (PE), Porto Seguro (BA), Natal (RN), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Serra Gaúcha (RS). Os destinos internacionais mais procurados são Orlando, Paris e Curaçao.
O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, comemorou mais esses dados positivos, mas disse que o trabalho de divulgação da cidade é um projeto permanente, sempre buscando parcerias com o Governo do Estado, o Trade Turístico, além das operadoras de turismo e companhias aéreas. Nesse sentido, ele reforçou que é preciso buscar manter os voos durante todo o ano, principalmente, para atrair os turistas no período de baixa estação.
Nesse sentido, a Setur-JP tem programado a participação em mais feiras de turismo pelo País. Na semana passada, houve uma intensa divulgação da Maratona de João Pessoa – que vai acontecer no dia 06 de agosto – no Rio de Janeiro, durante a Expo Maratona Rio. “Foi um grande sucesso a participação da secretaria nesse evento, que reuniu mais de 40 mil pessoas, a maioria corredores, que se mostraram incentivados em participar da prova aqui”, disse Daniel Rodrigues. A ação contou com a parceria da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).
A Setur-JP segue a agenda de eventos participando do Expo Turismo Paraná, evento organizado e promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná, que acontece quinta (15) e sexta-feira (16), em Curitiba. A feira deve reunir, conforme a Abav-PR, cerca de 1000 marcas, com a visita de mais de 4,3 mil profissionais do turismo e 10 caravanas de agentes de viagens. “O Paraná é um mercado que tem crescido como emissor de turistas para João Pessoa e, nesse evento, iremos ampliar a divulgação em toda a região, que é uma das mais ricas do país”, pontuou o secretário.
Secom João Pessoa – Foto Dayse Euzébio